Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Uniesmero | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Ana Carolina Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Jeniffer Pires de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Verusca Batista | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-22T17:00:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-22T17:00:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | GPEHM Jr. - Volume 2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917768 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Estudos vinculados à formação do pesquisador júnior, ou seja, aqueles que são discentes de cursos de graduação nas universidades, têm focado, muitas vezes e apenas, na Iniciação Científica, quando, geralmente, tem-se contato com grupos e linhas de pesquisas. No geral, seu objetivo é fomentar a prática de métodos e processos científicos e disponibilizar ao discente uma orientação com pesquisadores que possuem experiência na área de pesquisa, a fim de incentivar a expansão do pensamento científico e da criatividade. Além disso, a Iniciação Científica ensina ao discente a conduzir pesquisas e a desenvolver as aptidões necessárias a serem aplicadas dentro e fora do ambiente acadêmico, por exemplo, na sala de aula desse futuro professor de matemática. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq é um exemplo dessas ações universitárias, com o objetivo de “[...] apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica” (Brasil, 2024, s/p) . Também são propósitos do programa, [...] despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação; contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores; contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional; estimular uma maior articulação entre a graduação e a pós-graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação; estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural; proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa; e ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica (Brasil, 2024, s/p). Entretanto, esse programa, assim como outros, favorece uma parcela mínima da comunidade acadêmica, fazendo com que os grupos de pesquisa instituídos nas universidades pensem em propostas que ampliem, contribuam e fortaleçam a prática da pesquisa científica para discentes de graduação. Nesse sentido, surge o Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática - GPEHM da Universidade Estadual do Ceará - UECE, com o fim de [...] realizar pesquisas sobre o desenvolvimento teórico e prático de temas ligados a História da Matemática e a Educação Matemática, principalmente incentivando a sua incorporação como estratégia na formação de professores de Matemática e na Educação Básica (Pereira, 2019, p. 18) . Algumas ações do referido grupo estão atreladas à Iniciação Científica, como o GPEHM Júnior, projeto iniciado em 2019, destinado a discentes e docentes que queiram iniciar estudos acadêmicos vinculados à pesquisa, a partir de pressupostos teóricos e metodológicos na área de Educação Matemática, conduzindo-os a pensar sobre temas que tangenciam aspectos da Educação Básica e da Formação de Professores de Matemática. Seu foco formativo são as reuniões quinzenais presenciais, que ocorrem às terças-feiras, no horário das 17h às 18h30, no Laboratório de Matemática e Ensino - LABMATEN/UECE, coordenado por um discente de mestrado e/ou de doutorado ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UECE. O intuito das reuniões do GPEHM Júnior é a leitura e a discussão de textos acadêmicos, científicos, teóricos e empíricos que contribuam para a formação do futuro pesquisador. A dinâmica depende do assunto abordado na reunião, que “obriga” o participante a ler, escrever e falar sobre o texto em diversos momentos do debate. Ressalta-se que a reunião é aberta aos discentes das universidades cearenses e a docentes das redes pública e particular. Outra ação do GPEHM Júnior é a orientação e a proposição de cursos e/ou oficinas de extensão universitária, coordenadas por pesquisadores vinculados ao grupo. Pesquisa e Extensão são dois dos três pilares que compõem uma universidade. É na Extensão que a pesquisa pode chegar à comunidade acadêmica, constituindo-se da aplicação direta do conhecimento obtido nas fases do Ensino e da Pesquisa. Além disso, o grupo de pesquisa estimula os integrantes do GPEHM Júnior à publicação de artigos científicos em periódicos com Qualis. Segundo o Documento Técnico do Qualis Periódicos (Brasil, 2023, p. 4) , conduzido e produzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, o “Qualis Periódicos, [...] consiste na qualificação indireta da produção intelectual na forma de artigos científicos a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, os periódicos”. Além da publicação em periódicos, os integrantes do GPEHM Júnior também são incentivados a escrever e a publicar capítulos de livros, sendo orientados por pesquisadores vinculados ao GPEHM. Nesta última ação, em 2021, foi produzido o primeiro volume escrito por integrantes do GPEHM Júnior, intitulado Pesquisas sobre ensino de matemática no GPEHM Júnior: construindo uma prática investigativa, o qual foi composto por dez capítulos envolvendo temáticas que versavam não só acerca de estudos na área de História da Matemática, mas também de outras tendências presentes na Educação Matemática, atreladas a pesquisas desenvolvidas nos anos de 2020 e 2021. Esta obra é o segundo volume, fruto dos estudos que os integrantes têm desenvolvido desde o ano de 2022 até o segundo semestre de 2024. Contempla pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, tendo o foco principal em investigações sobre a História da Matemática, bem como sobre outras tendências da Educação Matemática, a exemplo do uso de elementos da cultura Maker. Assim, os diversos capítulos que compõem esta obra são frutos das ações de pesquisas realizadas por estudantes da Graduação, estudantes da Pós-Graduação, professores universitários e professores da rede de ensino da Educação Básica vinculados ao GPEHM Júnior, os quais buscam contribuir para a divulgação de estudos relacionados à Educação Matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4966 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática – Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | GPEHM Júnior | pt_BR |
Título: dc.title | Pesquisas sobre Ensino de Matemática no GPEHM Júnior: Construindo uma Prática Investigativa - Volume 2 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
GPEHM Jr. - Volume 2.pdf | 4,97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917768/2/GPEHM Jr. - Volume 2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons