Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFPE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Jailton José da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-21T11:55:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-21T11:55:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917720 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Lei n.º 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, que instituiu o Novo Ensino Médio, promoveu a criação de uma Base Nacional Comum Curricular para esta etapa de ensino e a reorganização dos currículos estaduais. No estado de Pernambuco, o Currículo do Ensino Médio foi homologado pelo Parecer CEE/PE N.º 007/2021-CEE. Este cenário de mudança modifica os tempos e as formas de ensino, mas a temática da avaliação mantém a mesma estrutura consagrada em currículos anteriores. Aparentemente, há um silenciamento sobre esta pauta, apesar das modificações educacionais propostas no Novo Ensino Médio que agrupa os saberes escolares em Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. Questiona-se como o ensino de história passa a ocorrer neste novo contexto e como as práticas de avaliação sofrem interferência neste novo modelo de organização da prática de ensino de história. É diante deste saber fragmentado que se analisam os documentos educacionais e, pela proposta da pesquisa-ação, procura-se fazer uma melhor compreensão do ensino de história neste contexto. Ao nível local, a Instrução Normativa N.º 04/2014 orienta as formas de realização da avaliação escolar na Rede Estadual. Ao analisar o currículo, depara-se com várias possibilidades de ensino de história e seus desafios, ao mesmo tempo, é importante formar o docente na perspectiva de saber lidar com os instrumentos normativos, mas ainda com foco no ensino de história mais apropriado para esta etapa da educação básica. A valorização do componente curricular história e de suas variantes neste novo formato de currículo é imprescindível para superar o sufocamento que os estudos desta área vêm sofrendo nos últimos anos e promover nas juventudes uma formação capaz de refletir sobre si e a coletividade. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | avaliação escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | Possibilidades de Avaliação no Novo Ensino Médio em História no Currículo de Pernambuco | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JAILTON_JOS_DA_SILVA_Dissertao.pdf | 8,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917720/2/JAILTON_JOS_DA_SILVA_Dissertao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons