Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Acre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Rosiane Ferreira de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Ricardo dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-21T16:14:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-21T16:14:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto_educacional_rosiane_lima | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917710 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho foi realizado no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Acre (ProfEPT/IFAC). O produto foi criado com a finalidade de apoiar a COTEP e os docentes na melhoria de suas práticas pedagógicas, a partir de um planejamento mais adequado e uma avaliação do trabalho docente mais efetiva. O planejamento docente permite que os professores definam objetivos, estruturando o conteúdo de forma que atenda aos objetivos de aprendizagem. Além disso, o planejamento auxilia na organização do tempo e dos recursos, permitindo uma maior flexibilidade para lidar com imprevistos e necessidades individuais dos alunos. Nesse sentido, a avaliação do trabalho docente surge como uma etapa essencial. Não basta apenas planejar, é fundamental acompanhar o processo para identificar dificuldades, permitindo ajustes necessários, de forma a se alcançar os objetivos estabelecidos. Através de um planejamento e avaliação colaborativos é possível fazer uma reflexão da prática docente, possibilitando ajustar as estratégias de ensino com base nos resultados obtidos. Atualmente, o planejamento e a avaliação do trabalho pedagógico têm se mostrado processos burocráticos e ineficazes, em virtude da falta de instrumentos efetivos e da sobrecarga dos setores responsáveis pela demanda. Nesse sentido, este produto educacional apresenta uma proposta de sistematização do planejamento e a avaliação do trabalho pedagógico, por meio de um planejamento coletivo por áreas afins e uma avaliação periódica do trabalho docente, orientado e mediado pela Coordenação Técnico-Pedagógica (COTEP) e pela Direção de Ensino (DIREN) do Campus Rio Branco do Ifac. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,6 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EPT | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta de Sistematização do Planejamento e Avaliação do Trabalho Docente na EPT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAC) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto_educacional_rosiane_lima.pdf | Produto Educacional - Rosiane Lima | 5,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917710/2/produto_educacional_rosiane_lima.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons