Proposta de Sistematização do Planejamento e Avaliação do Trabalho Docente na EPT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Acrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Rosiane Ferreira de-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Ricardo dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-21T16:14:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-21T16:14:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherproduto_educacional_rosiane_limapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917710-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho foi realizado no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Acre (ProfEPT/IFAC). O produto foi criado com a finalidade de apoiar a COTEP e os docentes na melhoria de suas práticas pedagógicas, a partir de um planejamento mais adequado e uma avaliação do trabalho docente mais efetiva. O planejamento docente permite que os professores definam objetivos, estruturando o conteúdo de forma que atenda aos objetivos de aprendizagem. Além disso, o planejamento auxilia na organização do tempo e dos recursos, permitindo uma maior flexibilidade para lidar com imprevistos e necessidades individuais dos alunos. Nesse sentido, a avaliação do trabalho docente surge como uma etapa essencial. Não basta apenas planejar, é fundamental acompanhar o processo para identificar dificuldades, permitindo ajustes necessários, de forma a se alcançar os objetivos estabelecidos. Através de um planejamento e avaliação colaborativos é possível fazer uma reflexão da prática docente, possibilitando ajustar as estratégias de ensino com base nos resultados obtidos. Atualmente, o planejamento e a avaliação do trabalho pedagógico têm se mostrado processos burocráticos e ineficazes, em virtude da falta de instrumentos efetivos e da sobrecarga dos setores responsáveis pela demanda. Nesse sentido, este produto educacional apresenta uma proposta de sistematização do planejamento e a avaliação do trabalho pedagógico, por meio de um planejamento coletivo por áreas afins e uma avaliação periódica do trabalho docente, orientado e mediado pela Coordenação Técnico-Pedagógica (COTEP) e pela Direção de Ensino (DIREN) do Campus Rio Branco do Ifac.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,6 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEPTpt_BR
Título: dc.titleProposta de Sistematização do Planejamento e Avaliação do Trabalho Docente na EPTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAC)pt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
produto_educacional_rosiane_lima.pdfProduto Educacional - Rosiane Lima5,49 MBAdobe PDF/bitstream/capes/917710/2/produto_educacional_rosiane_lima.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons