Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Amplamente | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Duque, Rita de Cássia Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-19T20:24:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-19T20:24:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Download E-book Inteligência artificial e inclusão: redefinindo o ensino na nova era digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917699 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A obra que você está prestes a ler, organizada por Rita de Cássia S. Duque, aborda um tema central e urgente para a educação contemporânea: o impacto da Inteligência Artificial na educação infantil e básica. Este livro oferece uma análise aprofundada e crítica sobre como a Inteligência Artificial (IA) está remodelando o cenário educacional brasileiro, trazendo consigo promessas de inovação e inclusão, mas também desafios que não podem ser ignorados. Os seis capítulos desta obra foram organizados com o intuito de fornecer uma visão abrangente sobre a integração da IA nas escolas, cobrindo desde os fundamentos históricos e legais da educação infantil no Brasil até as práticas pedagógicas inclusivas e o uso da IA no planejamento curricular e na avaliação educacional. Ao longo do livro, os leitores são convidados a refletir sobre como a IA pode contribuir para a personalização do ensino, a equidade nas avaliações e a melhoria da gestão escolar. A organizadora Duque destaca que a educação brasileira está em um ponto de inflexão, onde a inserção da Inteligência Artificial pode potencialmente corrigir algumas das desigualdades mais persistentes no sistema educacional. No entanto, como ressalta Gatti (2010), o sucesso dessa transformação depende de investimentos massivos em infraestrutura e da capacitação contínua de professores e gestores. A IA, por mais avançada que seja, só poderá realizar seu potencial transformador se estiver integrada a um sistema educacional preparado para lidar com suas complexidades. No Capítulo 2, a discussão gira em torno das principais teorias do desenvolvimento infantil, com contribuições de Piaget, Vygotsky, Wallon e Gardner. Essas teorias, que servem como base para a compreensão do processo de aprendizagem, são revisitadas à luz das novas tecnologias educacionais, como a Inteligência Artificial. Embora o capítulo não traga experiências práticas das escritoras do capítulo que são professoras da educação infantil, ele oferece uma análise teórica robusta que visa integrar os conhecimentos consolidados sobre o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças com as possibilidades oferecidas pelas tecnologias atuais. Duque e as autoras deste capítulo destacam que, embora as teorias de desenvolvimento infantil continuem sendo fundamentais, a Inteligência Artificial pode proporcionar novas formas de acompanhar e potencializar o aprendizado. A tecnologia permite que os educadores personalizem as atividades conforme as necessidades de cada criança, oferecendo um ensino mais adaptado e inclusivo, algo que as abordagens tradicionais nem sempre conseguem viabilizar com a mesma eficiência. Assim, a obra contribui significativamente para o campo da educação ao propor que a IA seja utilizada como uma ferramenta complementar, capaz de enriquecer as práticas pedagógicas e melhorar o acompanhamento do desenvolvimento infantil. Ao longo de toda a obra, o livro propõe uma reflexão equilibrada entre as promessas da tecnologia e os desafios éticos e pedagógicos que a Inteligência Artificial apresenta. A organizadora Duque reúne uma gama diversificada de autores que, a partir de diferentes perspectivas, abordam como a IA pode ser integrada de forma responsável e eficaz no sistema educacional, sem perder de vista o desenvolvimento integral dos alunos. No terceiro capítulo, os autores abordam a educação inclusiva e o papel da Inteligência Artificial na adaptação de currículos para atender alunos com necessidades especiais. Eles discutem, com base nos trabalhos de Silva (2019) e Mendes (2020), que a inclusão vai além da presença física dos alunos em sala de aula; trata-se de uma participação ativa e significativa no processo de aprendizagem. A IA surge como uma aliada na criação de práticas pedagógicas mais personalizadas, mas a organizadora faz questão de lembrar que, sem formação adequada para os professores, as tecnologias assistivas podem acabar sendo subutilizadas ou mal aplicadas. A obra também oferece uma discussão aprofundada sobre o papel da IA na avaliação educacional. O capítulo 5 destaca como ferramentas de IA podem transformar a maneira como os alunos são avaliados, promovendo um acompanhamento contínuo e preciso do aprendizado, como apontado por Valente (2021) e Selwyn (2019). No entanto, os autores enfatizam que o uso dessas tecnologias deve ser conduzido de maneira ética, garantindo que os dados dos alunos sejam protegidos e que os algoritmos utilizados sejam transparentes e livres de vieses. Além de discutir o impacto imediato da IA, a obra também convida os leitores a refletirem sobre o papel da filosofia e da ética na educação do século XXI. Filósofos como Paulo Freire (1996) nos lembram que a educação deve ser um ato de transformação social, e a Inteligência Artificial, longe de ser uma solução técnica simples, deve ser utilizada como uma ferramenta para promover a justiça social e a inclusão. As contribuições de teóricos como Freire e Vygotsky continuam sendo fundamentais para garantir que a tecnologia sirva ao propósito maior de desenvolver o potencial humano em todas as suas dimensões. Esta obra, organizada por Cássia Duque, é uma leitura essencial para aqueles que desejam entender como a Inteligência Artificial está moldando a educação e quais são os caminhos éticos e pedagógicos para uma implementação responsável e inclusiva. Educadores, gestores e pesquisadores encontrarão aqui reflexões importantes para pensar a educação do futuro, sempre com um olhar atento para a necessidade de garantir que a IA seja um meio de transformação social, e não apenas uma ferramenta técnica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 230 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educacao | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | inteligencia artificial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | inclusao | pt_BR |
Título: dc.title | E-book Inteligência artificial e inclusão: redefinindo o ensino na nova era digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ebook Inteligência artificial e inclusão.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917699/1/Ebook Inteligência artificial e inclusão.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: