Ecos de São Domingos: as contribuições decoloniais para uma revolução contra a colonialidade epistêmica no Ensino de História.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLuz, Maycon Jordan Portugal Favacho da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-19T13:34:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-19T13:34:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherMayconJordanPortugalFavachodaLuz_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917687-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho buscou analisar e explicar a problemática do porquê a Revolução Haitiana ser trabalhada no 8º ano do Ensino Fundamental como apêndice da Revolução Francesa. Nosso principal aporte teórico foi a perspectiva decolonial, tomando como ponto de partida o conceito de “colonialidade”, objetivando apresentar os percursos da “colonização epistêmica” no ensino de História, tendo como metodologia de pesquisa análises das discussões bibliográficas referentes às formações de professores, direcionadas ao quadripartismo francês, extremamente eurocêntricas; averiguamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir das habilidades e competências; realizamos uma análise referente a nossa problemática nos livros didáticos do PNLD 2020-2024; já no espaço de pesquisa, na escola Barão de Igarapé Miri, coletamos dados por meio da “etnografia em sala de aula” e da aplicação de questionários na turma 803. Como produto da dissertação, propusemos a construção de narrativas históricas mediante oficinas, que analisaram fontes históricas dos Ecos da Revolução Haitiana no Brasil, objetivando confeccionar, ao final das produções, uma pequena história em quadrinhos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,38 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Revolução Haitiana; Decolonialidade; Colonização Epistêmica.pt_BR
Título: dc.titleEcos de São Domingos: as contribuições decoloniais para uma revolução contra a colonialidade epistêmica no Ensino de História.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons