Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Paula Marcele Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-18T14:50:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-18T14:50:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | PMARCELE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917669 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em ensino de História na Universidade Federal de Uberlândia (ProfHistória/UFU). Tem como temática a História Local. O objetivo geral consistiu em investigar as limitações e potencialidades do ensino de história local por meio da análise do material didático disponível para as/os professoras/es e das produções historiográficas e memorialísticas locais. De forma específica foram delimitados os seguintes objetivos: i: Refletir sobre o ensino de História e o lugar da história regional e local; ii: Apresentar o cenário da pesquisa e analisar o que se tem produzido sobre a História de Itumbiara, GO, Brasil; iii: Desenvolver um Guia de Estudos sobre a história local de Itumbiara, integrando uma variedade de fontes e linguagens que reflitam uma perspectiva decolonial. A metodologia adotada baseou-se em uma abordagem qualitativa, inspirada nos estudos decoloniais, que destacam grupos e sujeitos historicamente subalternizados como protagonistas. O guia documenta eventos históricos significativos e questiona narrativas predominantes, incluindo outras vozes e experiências historicamente marginalizadas. A proposta é promover uma educação que dialogue com as complexidades culturais e sociais da comunidade local, pode contribuir na formação de professoras/es inserindo nos currículos uma abordagem crítica e reflexiva. A pesquisa destaca a importância de uma abordagem da história local que evite reproduzir a visão dominante e que considere diversas fontes e protagonismos, contribuindo para uma formação cidadã e histórica dialógica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,43 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | perspectiva colonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | história local | pt_BR |
Título: dc.title | A produção da história local em Itumbiara-GO: outras histórias | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PMARCELE.pdf | 5,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917669/2/PMARCELE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons