Acessibilidade Educacional para Inclusão de estudantes com Deficiência Visual: ambientando a escola para a promoção da equidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Benjamin Constantpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDestefani, Suellen Stelita-
Autor(es): dc.contributor.authorBernardo, Fábio Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-18T11:15:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-18T11:15:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Destefani, Bernardo (2024)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917662-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia de Acessibilidade foi elaborado com o propósito de criar um produto educacional como requisito do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual (PPGEVD/IBC) com intuito de compartilhar conhecimentos de ações de pesquisa e investigação, realizadas na prática pedagógica, como instrumento de orientação na promoção da acessibilidade nos aspectos: arquitetônico, instrumental, comunicacional, atitudinais e didático-pedagógico. Ele se destina a professores, estudantes profissionais da educação que atuam com estudantes com Deficiência Visual e a Instituições de ensino que buscam tornar o espaço educacional mais equânime e inclusivo. Trata-se de um E-Book em que você encontrará ao longo do texto links que darão acesso a sites com outras publicações, aplicativos, vídeos, materiais textuais, e outros guias de orientação para a promoção da acessibilidade, oportunizando o leitor a aprofundar sobre determinado assunto de seu interesse. O texto foi organizado com elementos característicos da acessibilidade digital, possui texto alternativo em todas as imagens e foi confeccionado na fonte Aphont, recomendada para usuários com baixa visão. Apresenta espaçamento entre linhas, linguagem simples, e sumário acessível, de modo que qualquer um possa navegar pelas seções sem a necessidade de navegar por todo o documento. A investigação que sustentou o desenvolvimento desse Produto Educacional se deu no Colégio Pedro II – Campus Niterói, situado na zona Norte da Cidade de Niterói. Embora seja um prédio relativamente novo (construído em 2016), constituído por 98 dependências, cujo projeto arquitetônico foi concebido, respeitando a Lei de Inclusão e as Normas de Acessibilidade, apresenta problemas de acessibilidade comunicacional, informacional e arquitetônica em alguns elementos, conforme relatados por nossos colaboradores. Abriremos o diálogo conceituando a deficiência visual, apresentando algumas terminologias importantes e o conceito de capacitismo que precisa ser eliminado na sociedade. Em seguida, falamos sobre barreiras, acessibilidade e suas dimensões e o Desenho Universal. Abordamos alguns recursos de Tecnologia Assistiva, com ênfase na deficiência visual e fechamos este roteiro de orientações com aspectos importantes que norteia a confecção de documentos e textos educacionais acessíveis. Assim, esperamos que este Produto Educacional possa ser de orientação, e não deve ser considerado como uma “receita de bolo” ou a solução para todos os problemas de acessibilidade que enfrentam os espaços educacionais. No entanto, espera-se que possa ser utilizado por profissionais da educação, estudantes, professores e instituições de ensino, servindo de inspiração para a criação de novos recursos de acessibilidade. Afinal, para incluir, é preciso transformar a escola em um espaço de direitos, equânime que o promova o protagonismo de TODOS os estudantes. Sejam bem-vindos ao nosso estudo!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2221pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidadept_BR
Título: dc.titleAcessibilidade Educacional para Inclusão de estudantes com Deficiência Visual: ambientando a escola para a promoção da equidadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino na temática da Deficiência Visualpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons