Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Benjamin Constant | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Destefani, Suellen Stelita | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bernardo, Fábio Garcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-18T11:15:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-18T11:15:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Destefani, Bernardo (2024) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917662 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia de Acessibilidade foi elaborado com o propósito de criar um produto educacional como requisito do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual (PPGEVD/IBC) com intuito de compartilhar conhecimentos de ações de pesquisa e investigação, realizadas na prática pedagógica, como instrumento de orientação na promoção da acessibilidade nos aspectos: arquitetônico, instrumental, comunicacional, atitudinais e didático-pedagógico. Ele se destina a professores, estudantes profissionais da educação que atuam com estudantes com Deficiência Visual e a Instituições de ensino que buscam tornar o espaço educacional mais equânime e inclusivo. Trata-se de um E-Book em que você encontrará ao longo do texto links que darão acesso a sites com outras publicações, aplicativos, vídeos, materiais textuais, e outros guias de orientação para a promoção da acessibilidade, oportunizando o leitor a aprofundar sobre determinado assunto de seu interesse. O texto foi organizado com elementos característicos da acessibilidade digital, possui texto alternativo em todas as imagens e foi confeccionado na fonte Aphont, recomendada para usuários com baixa visão. Apresenta espaçamento entre linhas, linguagem simples, e sumário acessível, de modo que qualquer um possa navegar pelas seções sem a necessidade de navegar por todo o documento. A investigação que sustentou o desenvolvimento desse Produto Educacional se deu no Colégio Pedro II – Campus Niterói, situado na zona Norte da Cidade de Niterói. Embora seja um prédio relativamente novo (construído em 2016), constituído por 98 dependências, cujo projeto arquitetônico foi concebido, respeitando a Lei de Inclusão e as Normas de Acessibilidade, apresenta problemas de acessibilidade comunicacional, informacional e arquitetônica em alguns elementos, conforme relatados por nossos colaboradores. Abriremos o diálogo conceituando a deficiência visual, apresentando algumas terminologias importantes e o conceito de capacitismo que precisa ser eliminado na sociedade. Em seguida, falamos sobre barreiras, acessibilidade e suas dimensões e o Desenho Universal. Abordamos alguns recursos de Tecnologia Assistiva, com ênfase na deficiência visual e fechamos este roteiro de orientações com aspectos importantes que norteia a confecção de documentos e textos educacionais acessíveis. Assim, esperamos que este Produto Educacional possa ser de orientação, e não deve ser considerado como uma “receita de bolo” ou a solução para todos os problemas de acessibilidade que enfrentam os espaços educacionais. No entanto, espera-se que possa ser utilizado por profissionais da educação, estudantes, professores e instituições de ensino, servindo de inspiração para a criação de novos recursos de acessibilidade. Afinal, para incluir, é preciso transformar a escola em um espaço de direitos, equânime que o promova o protagonismo de TODOS os estudantes. Sejam bem-vindos ao nosso estudo! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2221 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
Título: dc.title | Acessibilidade Educacional para Inclusão de estudantes com Deficiência Visual: ambientando a escola para a promoção da equidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino na temática da Deficiência Visual | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produlo Suellen Publicado.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917662/2/Produlo Suellen Publicado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons