O USO DA LITERATURA FANTÁSTICA NO ENSINO DE FILOSOFIA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE C. S. LEWIS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Samuel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-16T15:56:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-16T15:56:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.other2024_dis_sssoliveirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917632-
Resumo: dc.description.abstractSeriam filosofia e literatura fantástica antagônicas? Apesar de ser um relacionamento paradoxal, é possível perceber o entrelaçamento entre ambas em todos os aspectos, de tal modo que desprezar uma delas é perder um dos lados da moeda. Através dos escritos de C. S. Lewis (1898-1963), sobretudo a partir da sua literatura fantástica rebuscada, presente eu suas obras, constata-se quão rico é o emprego da literatura para a filosofia, especialmente para a reflexão e didática filosófica. Procurando estabelecer a possibilidade e a influência da literatura fantástica no ensino de filosofia, a presente pesquisa se debruça sobre as obras de C. S. Lewis, particularmente as de caráter literário, cujo arcabouço serve como referencial para uma comunicação dinâmica de conceitos densos do contexto filosófico. Embora assumindo as obras de Lewis como centro de sua pesquisa, esta dissertação será circuncidada e referenciada por diversos pesquisadores, educadores e críticos da literatura de Lewis, com o objetivo de se obter uma compreensão adequada do pensamento e das propostas pedagógicas do literato britânico como possibilidade para suavizar o enrijecimento do ensino de filosofia para os jovens, bem como possibilitar o acesso do mesmo às crianças que, no auge de suas faculdades imaginativas e criativas, poderão se deleitar com as narrativas míticas e fantásticas veiculadoras do pensamento e processo reflexivo da filosofia. Deste modo, será possível realizar uma avaliação sobre quantas possibilidades podem ser encontradas em uma abordagem inovadora, mas ao mesmo tempo clássica da práxis filosófica. Uma vez atestado que este método, baseado na literatura fantástica, se demonstra produtivo e eficiente, precisa ser incorporado, não apenas ao currículo de filosofia, como algo a ser acrescido, mas principalmente ao método de se alcançar a eficácia de ensinar, pela reflexão e pelo diálogo, todas as temáticas comuns ao ensino de filosofia. Esta obra finda deixando, como produto educacional, uma proposta de disciplina eletiva de filosofia para ser utilizada no Ensino Médio, a partir da literatura fantástica de C. S. Lewis, especialmente da sua obra prima literária, O leão, a feiticeira e o guarda roupas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,86 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectliteratura fantásticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmitopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLewispt_BR
Título: dc.titleO USO DA LITERATURA FANTÁSTICA NO ENSINO DE FILOSOFIA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE C. S. LEWISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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