Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ACRE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GUEDES, ROZA CELI MARIANO BATISTA ALMEIDA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, EDILENE DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-13T15:48:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-13T15:48:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE - SDI LETRAMENTO DIGITAL NA EPT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917552 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Proposta de Ensino apresenta um produto educacional que foi elaborado a partir de Sequência Didática Interativa (SDI), fundamentada em Oliveira (2013), e está vinculada à perspectiva do letramento e às concepções do gênero notícia, o que pode possibilitar aos estudantes desenvolverem práticas leitoras e escritoras a partir das atividades propostas. A realidade educacional, atualmente, demanda práticas pedagógicas que estimulem os discentes a serem protagonistas da aprendizagem e que desenvolvam produções com interesses em um mundo permeado por tecnologias, onde se requer não somente o conhecimento de seu uso, mas acima de tudo, a capacidade de analisar, compreender e avaliar as informações cotidianas que nos são fornecidas pelos meios digitais. É nesse contexto que o letramento digital surge como uma alternativa promissora, contribuindo para a participação dos discentes na construção do pensamento crítico, no aprendizado ativo, que estimule a leitura baseada em fatos sociais, o que nos levou também a trabalhar com enfoque na tipologia descritiva do gênero notícia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10565KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | LETRAMENTO DIGITAL | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | GÊNERO NOTÍCIA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática Interativa Letramento Digital na EPT: Uma proposta de ensino com foco no gênero notícia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE ENSNIO ORIENTADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE - SDI LETRAMENTO DIGITAL NA EPT.pdf | 10,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917552/2/PE - SDI LETRAMENTO DIGITAL NA EPT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons