OLHAR, OUVIR E SENTIR A TERRA DOS BONS VENTOS: PROPONDO UM GUIA DE VISITAÇÃO PATRIMONIAL AO CENTRO HISTÓRICO DE ARACATI – CE COMO RECURSO DIDÁTICO ANTIRRACISTA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERNpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Igor Matias do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-13T13:58:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-13T13:58:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
identificador: dc.identifier.otherIgor Matias dos Santospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917551-
Resumo: dc.description.abstractO presente texto dissertativo busca analisar e discutir a aplicabilidade de um guia de visitação patrimonial antirracista voltado ao Centro Histórico da cidade de Aracati – Ce, tombado pelo IPHAN no ano de 2001. Tal produto volta-se à trajetória e à influência da população negra no Aracati colonial, dando-se ênfase, sobretudo, a dados que reforçam a presença dos negros na História Local. Para tanto, apresenta-se uma intervenção teórico-metodológica que visa engendrar uma Educação Antirracista, com ênfase no Racismo Antinegro. Quanto aos aspectos metodológicos para o desenvolvimento da pesquisa, são examinadas algumas respostas colhidas a partir de questionários on-line, respondidos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Esses questionários estão relacionados aos temas do Patrimônio Cultural e da Educação para as Relações Étnico-Raciais. Os dados colhidos estão conectados às metodologias da Educação Patrimonial e da História Local. Logo, com base em autores como Alberti (2013), Conceição (2023), Fernandes, A. (2012), Florência (2015), Gomes (2007), Lopes (2014), Macedo (2017), Nunes e Luz (2022) e Rüsen (2010), objetiva-se discutir como o Centro Histórico aracatiense pode ser utilizado como patrimônio educativo e antirracista abrindo-se, assim, margem para que se pense e se proponha um ensino de História mais crítico, que contribua para a construção de uma sociedade mais igualitária e menos discriminatória.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,76 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectguia de visitaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcentro históricopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação antirracistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpatrimônio culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação paras as relações étnico-raciaispt_BR
Título: dc.titleOLHAR, OUVIR E SENTIR A TERRA DOS BONS VENTOS: PROPONDO UM GUIA DE VISITAÇÃO PATRIMONIAL AO CENTRO HISTÓRICO DE ARACATI – CE COMO RECURSO DIDÁTICO ANTIRRACISTA NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação/Tesept_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons