Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Igor Matias do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-13T13:58:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-13T13:58:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Igor Matias dos Santos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917551 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente texto dissertativo busca analisar e discutir a aplicabilidade de um guia de visitação patrimonial antirracista voltado ao Centro Histórico da cidade de Aracati – Ce, tombado pelo IPHAN no ano de 2001. Tal produto volta-se à trajetória e à influência da população negra no Aracati colonial, dando-se ênfase, sobretudo, a dados que reforçam a presença dos negros na História Local. Para tanto, apresenta-se uma intervenção teórico-metodológica que visa engendrar uma Educação Antirracista, com ênfase no Racismo Antinegro. Quanto aos aspectos metodológicos para o desenvolvimento da pesquisa, são examinadas algumas respostas colhidas a partir de questionários on-line, respondidos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Esses questionários estão relacionados aos temas do Patrimônio Cultural e da Educação para as Relações Étnico-Raciais. Os dados colhidos estão conectados às metodologias da Educação Patrimonial e da História Local. Logo, com base em autores como Alberti (2013), Conceição (2023), Fernandes, A. (2012), Florência (2015), Gomes (2007), Lopes (2014), Macedo (2017), Nunes e Luz (2022) e Rüsen (2010), objetiva-se discutir como o Centro Histórico aracatiense pode ser utilizado como patrimônio educativo e antirracista abrindo-se, assim, margem para que se pense e se proponha um ensino de História mais crítico, que contribua para a construção de uma sociedade mais igualitária e menos discriminatória. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,76 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | guia de visitação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | centro histórico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação antirracista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | patrimônio cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação paras as relações étnico-raciais | pt_BR |
Título: dc.title | OLHAR, OUVIR E SENTIR A TERRA DOS BONS VENTOS: PROPONDO UM GUIA DE VISITAÇÃO PATRIMONIAL AO CENTRO HISTÓRICO DE ARACATI – CE COMO RECURSO DIDÁTICO ANTIRRACISTA NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação/Tese | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Igor Matias - Leonardo.pdf | 7,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917551/2/Igor Matias - Leonardo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons