Nos trilhos da história local: ensinar História na limítrofe Belém/Ananindeua.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPantoja, Ana Bárbara de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-12T20:33:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-12T20:33:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherAnaBárbaradeOliveiraPantoja_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917548-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho vem discutir sobre possibilidades de inserção da história local no ensino de história enquanto prática pedagógica aplicada, a partir de fontes e linguagens diversas. A pesquisa objetivou realizar uma imersão na história local da cidade de Ananindeua e do bairro de Águas Lindas e trazê-la para o ambiente escolar, tendo como ponto de partida a problematização do currículo escolar e das dificuldades inerentes à aproximação da história ensinada com a realidade dos estudantes da educação básica. Partindo de discussões teóricas ligadas à história local, à memória e à história oral, buscamos desenvolver – ao longo do ano letivo – ações educativas que possibilitassem trazer fontes e debates ligados à história local, sem, contudo, desatrelar-se do currículo. As atividades executadas visaram principalmente estimular o protagonismo dos(as) estudantes na busca pelo conhecimento e levá-los(as) a compreender melhor a realidade na qual estão inseridos, com isso fortalecendo também os elos de pertencimento à sua comunidade. O trabalho desenvolveu-se a partir de rodas de conversas, aulas-oficinas, visitas a “lugares de memória” e consultas a fontes orais ligadas ao bairro. As ações desenvolvidas possibilitaram aos estudantes conhecerem e problematizarem sua realidade a partir da história local. Como produto da dissertação, foi elaborado um material didático voltado para auxiliar professores(as) e alunos(as) que se interessem em ensinar ou aprender um pouco mais sobre a história local de Ananindeua e do bairro de Águas Lindas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent22,0 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Águas Lindas; Ananindeua; Currículo; História Local; História Oral; Memória.pt_BR
Título: dc.titleNos trilhos da história local: ensinar História na limítrofe Belém/Ananindeua.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons