TONY CESAR DA COSTA FREIRE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uernpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreire, Tony César da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-12T13:52:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-12T13:52:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-17-
identificador: dc.identifier.otherTony César da Costa Freirept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917514-
Resumo: dc.description.abstractA educação rural ao longo da história republicana brasileira tem sido tema de vários debates entre educadores, políticos e movimentos sociais. Ela se configura como uma educação surgida tardiamente, desvalorizada e vinculada à lógica urbanocêntrica. Como consequência, esses problemas têm se refletido no número excessivo de alunos reprovados e evadidos da zona rural. Com o objetivo de fomentar esse debate, a presente dissertação expõe um censo escolar sobre o número de alunos evadidos e reprovados da Escola Municipal 1º Grau Hipólito (atual Escola Municipal Evilásio Leão), uma instituição de ensino localizado na zona rural cidade de Mossoró-RN, entre os anos de 1990 a 2000. A metodologia aplicada para construir esse censo foi a análise dos arquivos escolares dessa instituição, ou seja, foram utilizadas 42 páginas de dois Livros de Matrícula e 461 Fichas Individuais. Para melhor compreensão, os números desse censo foram organizados em quadros e gráfico. A pesquisa possui um viés tanto quantitativo quanto qualitativo. Quantitativo porque são apresentados números absolutos sobre as evasões e reprovações dos alunos hipolitanos e qualitativo porque esses números serão a base do debate sobre a educação rural no Assentamento Hipólito. O referencial teórico desta dissertação está ancorado na História da Educação tendo os arquivos escolares como fonte de pesquisa. Como produto pedagógico, foi criado um Projeto de Intervenção sobre a memória da Escola Municipal 1º Grau Hipólito (1990-2000) até a sua nucleação em 2001 que será aplicado na mesma escola através de uma sequência didática com os alunos do 6º ano. Esse projeto trabalhará conceitos fundamentais no ensino de história como: fonte histórica, memória e patrimônio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,79 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação ruralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectarquivo escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de históriapt_BR
Título: dc.titleTONY CESAR DA COSTA FREIREpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - Profhistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO/TESEpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons