Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uern | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freire, Tony César da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-12T13:52:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-12T13:52:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Tony César da Costa Freire | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917514 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação rural ao longo da história republicana brasileira tem sido tema de vários debates entre educadores, políticos e movimentos sociais. Ela se configura como uma educação surgida tardiamente, desvalorizada e vinculada à lógica urbanocêntrica. Como consequência, esses problemas têm se refletido no número excessivo de alunos reprovados e evadidos da zona rural. Com o objetivo de fomentar esse debate, a presente dissertação expõe um censo escolar sobre o número de alunos evadidos e reprovados da Escola Municipal 1º Grau Hipólito (atual Escola Municipal Evilásio Leão), uma instituição de ensino localizado na zona rural cidade de Mossoró-RN, entre os anos de 1990 a 2000. A metodologia aplicada para construir esse censo foi a análise dos arquivos escolares dessa instituição, ou seja, foram utilizadas 42 páginas de dois Livros de Matrícula e 461 Fichas Individuais. Para melhor compreensão, os números desse censo foram organizados em quadros e gráfico. A pesquisa possui um viés tanto quantitativo quanto qualitativo. Quantitativo porque são apresentados números absolutos sobre as evasões e reprovações dos alunos hipolitanos e qualitativo porque esses números serão a base do debate sobre a educação rural no Assentamento Hipólito. O referencial teórico desta dissertação está ancorado na História da Educação tendo os arquivos escolares como fonte de pesquisa. Como produto pedagógico, foi criado um Projeto de Intervenção sobre a memória da Escola Municipal 1º Grau Hipólito (1990-2000) até a sua nucleação em 2001 que será aplicado na mesma escola através de uma sequência didática com os alunos do 6º ano. Esse projeto trabalhará conceitos fundamentais no ensino de história como: fonte histórica, memória e patrimônio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,79 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | arquivo escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História da Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
Título: dc.title | TONY CESAR DA COSTA FREIRE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO/TESE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Tony César.pdf | 5,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917514/2/Tony César.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons