Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Rogério Medeiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-11T18:17:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-11T18:17:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | RMSILVA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917486 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho, tendo como referência as premissas e habilidades da Base Nacional Comum Curricular, aborda a utilização das músicas da banda punk inglesa The Clash como ferramenta para aperfeiçoar e atualizar metodologias do ensino de História no Ensino Médio. A proposta inclui o uso de podcasts como um recurso pedagógico inovador, possibilitando a criação de conteúdos pelos próprios estudantes, o que favorece o engajamento e o desenvolvimento de habilidades comunicativas, digitais e críticas. Por meio dessa estratégia, temas da história do presente, como a xenofobia, a imigração, o racismo, além de problemas econômicos e sociais, são discutidos a partir das letras e melodias da banda, fomentando o pensamento crítico e proporcionando um espaço para o debate de inquietações contemporâneas trazidas pelos discentes. A interdisciplinaridade entre História e Língua Inglesa também se destaca nesse processo, promovendo uma aprendizagem mais ampla e contextualizada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,69MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | música | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cidadania e direitos humanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Antifascismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | punk | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | The Clash (banda de rock) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | podcast | pt_BR |
Título: dc.title | Rock de Combate: A música do grupo The Clash como objeto de estudo em sala de aula no Ensino Médio (décadas de 1970 e 1980) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RMSILVA.pdf | 2,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917486/2/RMSILVA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons