Ensino de História na Escola Indígena Hèryri Hãwa, na Ilha do Bananal: uma análise da necessidade da presença da história indígena no currículo escolar (2023/2024)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Norte do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Heid Karla-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-04T17:30:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-04T17:30:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherHeid Karla Pereira de Oliveira UFNTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917325-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo integrar os conhecimentos tradicionais do povo Iny Mahadu (Karajá) no currículo escolar. Utilizando uma abordagem etnográfica, foram analisadas as experiências de professores e estudantes da Escola Indígena Hèryri Hãwa, localizada no Vale do Araguaia, onde a língua materna e a cultura ancestral são preservadas. Buscou-se compreender mecanismo teóricos para o povo Iny como o intuito de apropriar os saberes, da cultura e dos conhecimentos dos anciões no sentido trazer a vivência do povo para as aulas de História, Saberes Indígenas e Cosmologia. São destacadas as vivências e desafios enfrentados nas salas de aula do 8° ao 9° ano do ensino fundamental, evidenciando a carência de material didático específico para atender às necessidades desse grupo étnico. Como resultado, foi criada uma cartilha destinada ao ensino de História indígena, focada especificamente no povo Karajá. Esse material surgiu da necessidade de suprir a falta de recursos didáticos adequados para a etnia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.993 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História Indígenapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTerritórios etnoeducacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTocantinspt_BR
Título: dc.titleEnsino de História na Escola Indígena Hèryri Hãwa, na Ilha do Bananal: uma análise da necessidade da presença da história indígena no currículo escolar (2023/2024)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissinal em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Heid Karla Pereira de Oliveira UFNT.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 202437,77 MBAdobe PDF/bitstream/capes/917325/2/Heid Karla Pereira de Oliveira UFNT.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons