Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Norte do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Heid Karla | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-04T17:30:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-04T17:30:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Heid Karla Pereira de Oliveira UFNT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917325 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa teve como objetivo integrar os conhecimentos tradicionais do povo Iny Mahadu (Karajá) no currículo escolar. Utilizando uma abordagem etnográfica, foram analisadas as experiências de professores e estudantes da Escola Indígena Hèryri Hãwa, localizada no Vale do Araguaia, onde a língua materna e a cultura ancestral são preservadas. Buscou-se compreender mecanismo teóricos para o povo Iny como o intuito de apropriar os saberes, da cultura e dos conhecimentos dos anciões no sentido trazer a vivência do povo para as aulas de História, Saberes Indígenas e Cosmologia. São destacadas as vivências e desafios enfrentados nas salas de aula do 8° ao 9° ano do ensino fundamental, evidenciando a carência de material didático específico para atender às necessidades desse grupo étnico. Como resultado, foi criada uma cartilha destinada ao ensino de História indígena, focada especificamente no povo Karajá. Esse material surgiu da necessidade de suprir a falta de recursos didáticos adequados para a etnia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.993 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História Indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Territórios etnoeducacionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tocantins | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História na Escola Indígena Hèryri Hãwa, na Ilha do Bananal: uma análise da necessidade da presença da história indígena no currículo escolar (2023/2024) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissinal em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Heid Karla Pereira de Oliveira UFNT.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 2024 | 37,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917325/2/Heid Karla Pereira de Oliveira UFNT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons