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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Mato Grosso - CUA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de Oliveira Martins, Tibério Bittencourt | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-29T20:49:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-29T20:49:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Tibério Bittencourt de Oliveira Martins | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917228 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste material é introduzir as técnicas do Desenho Geométrico. É uma primeira sequência didática de três aulas para este fim. Esta disciplina é parte do ensino da Geometria, estimula o aluno ao uso dos instrumentos geométricos e ao pensamento algorítmico. Ela faz uso da régua, compasso, esquadro e transferidor. Aqui são discutidas as formas de uso destes instrumentos, bem como algoritmos para a construção das formas geométricas mais básicas como: triângulos e seus pontos notáveis, quadriláteros notáveis, retas perpendiculares, paralelas, bissetriz e polígonos regulares. Na Matemática do Ensino Fundamental, o ensino da Aritmética e depois da Álgebra são priorizados em relação à Geometria. Esta se resume a memorização de propriedades das figuras geométricas. O aluno muitas vezes não é instigado a reproduzir as figuras que são estudadas. Por exemplo, estudam-se as propriedades do quadrado, mas não o mecanismo de construí-lo. A mesma coisa acontece com o triângulo retângulo, onde decoramos o Teorema de Pitágoras mas não sabemos reproduzir fielmente a figura. Dessa forma o ensino da Geometria fica incompleto e perde-se a exatidão das formas geométricas. Não faz sentido então aprender equações e fórmulas se sempre fazemos desenhos aproximados. É o Desenho Geométrico que faz a conexão entre a Geometria Euclidiana abstrata, dos axiomas e teoremas dos livros, com a aplicação desta no mundo real. Ele oferece técnicas e algoritmos que nos possibilitam a reprodução das figuras geométricas e, consequentemente, o aproveitamento de suas propriedades no nosso dia a dia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho Geométrico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Título: dc.title | Desenho Geométrico - uma sequência didática inicial | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Profmat | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Desenho Geométrico | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT |
Arquivos associados: | ||||
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Tibério Bittencourt de Oliveira Martins.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917228/2/Tibério Bittencourt de Oliveira Martins.pdfDownload |
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