Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira Neto, Joaquim do Souto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-29T23:42:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-29T23:42:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Joaquim | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917217 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação reflete as transformações tecnológicas que acontecem no mundo. Como exemplo desse processo, acompanhamos a presença crescente das mídias visuais no ensino e em novas abordagens por parte dos profissionais de educação. Dessa maneira, os filmes passaram a ser considerados recursos didáticos importantes para diferentes disciplinas, entre elas a História, que é contemplada com uma gama de filmes que recriam o passado de forma consciente, os filmes históricos. A partir dessa obra, temos como resultado a construção de um percurso didático referente a unidade temática de Grécia Antiga do 6° ano do Ensino Fundamental (Anos Finais), que tem como suporte metodológico o livro Luz, câmera e História (2018), do pesquisador Rodrigo de Almeida Ferreira. Nesse projeto, trabalharemos com análise fílmica, a produção três tipos de fichas: sinóptica; contextualizada; reflexiva e, por fim, propomos duas maneiras de avaliar a participação dos estudantes no projeto. Essas etapas contemplam fundamentos necessários para o desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes a esse seguimento escolar e sugestões que podem auxiliar o professor no exercício da sua função. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10111754 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
Título: dc.title | O cinema e o Ensino de História: O uso da animação Hércules (1997) como uma ferramenta para as aulas de História Antiga | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JOAQUIM DO SOUTO OLIVIERA NETO - PROFHISTÓRIA.pdf | Dissertação Joaquim | 1,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917217/2/JOAQUIM DO SOUTO OLIVIERA NETO - PROFHISTÓRIA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons