O cinema e o Ensino de História: O uso da animação Hércules (1997) como uma ferramenta para as aulas de História Antiga

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira Neto, Joaquim do Souto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-29T23:42:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-29T23:42:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Joaquimpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917217-
Resumo: dc.description.abstractA educação reflete as transformações tecnológicas que acontecem no mundo. Como exemplo desse processo, acompanhamos a presença crescente das mídias visuais no ensino e em novas abordagens por parte dos profissionais de educação. Dessa maneira, os filmes passaram a ser considerados recursos didáticos importantes para diferentes disciplinas, entre elas a História, que é contemplada com uma gama de filmes que recriam o passado de forma consciente, os filmes históricos. A partir dessa obra, temos como resultado a construção de um percurso didático referente a unidade temática de Grécia Antiga do 6° ano do Ensino Fundamental (Anos Finais), que tem como suporte metodológico o livro Luz, câmera e História (2018), do pesquisador Rodrigo de Almeida Ferreira. Nesse projeto, trabalharemos com análise fílmica, a produção três tipos de fichas: sinóptica; contextualizada; reflexiva e, por fim, propomos duas maneiras de avaliar a participação dos estudantes no projeto. Essas etapas contemplam fundamentos necessários para o desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes a esse seguimento escolar e sugestões que podem auxiliar o professor no exercício da sua função.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10111754pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Título: dc.titleO cinema e o Ensino de História: O uso da animação Hércules (1997) como uma ferramenta para as aulas de História Antigapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons