Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Brito, Frederico Luiz Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-29T23:33:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-29T23:33:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação d fred | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917216 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como tema a avaliação da aprendizagem histórica no Ensino Médio a partir de um estudo sobre o vestibular do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco, e tem como objetivo analisar as questões de história do SSA da UPE, entre os anos de 2018 a 2023, explorando as suas fragilidades e potencialidades para uma aprendizagem histórica significativa, assim como produzir um e-book trazendo um mapeamento das questões que foram analisadas. Para tanto, foram estabelecidos diálogos com as contribuições advindas da Didática da História e da Educação Histórica, bem como contextualizamos o debate sobre o Ensino de História e avaliação. Percebemos que, quando abordamos o Ensino de História, existem diversas possibilidades de análise para o SSA, dentre elas, em qual concepção de Ensino de História está ancorado o Sistema Seriado de Avaliação? Como também, quais os assuntos, conceitos e temáticas são mais recorrentes ou quais são os mais ausentes? As questões do SSA estão focadas no uso superficial de conceitos, na memorização de informações ou datas? Para isso, utilizamos como procedimento metodológico a coleta e a análise de um corpus documental composto por seis edições desse exame, buscando evidenciar as suas fragilidades e as suas potencialidades. Como resultado das análises e da discussão orientada pela questão “como o SSA pode contribuir para uma aprendizagem histórica significativa?”, produziu-se um e-book, com o mapeamento das questões trazendo os assuntos, sua relação com o conteúdo programático, tipologias das fontes, habilidades de área na BNCC, habilidades específicas do currículo de Pernambuco e os objetos do conhecimento, permitindo aos professores de história trabalharem as limitações e possibilidades que a prova traz para a construção de uma aprendizagem histórica na qual promova um "cidadão crítico" ou um "sujeito emancipado". | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10111754 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema seriado de avaliação e vestibulares | pt_BR |
Título: dc.title | A avaliação da aprendizagem histórica: um estudo a partir do Sistema Seriado de Avaliação da UPE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO PROF HISTÓRIA-2-1.pdf | Dissertação de Fred | 4,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917216/2/DISSERTAÇÃO PROF HISTÓRIA-2-1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons