A avaliação da aprendizagem histórica: um estudo a partir do Sistema Seriado de Avaliação da UPE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBrito, Frederico Luiz Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-29T23:33:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-29T23:33:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-27-
identificador: dc.identifier.otherDissertação d fredpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917216-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem como tema a avaliação da aprendizagem histórica no Ensino Médio a partir de um estudo sobre o vestibular do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco, e tem como objetivo analisar as questões de história do SSA da UPE, entre os anos de 2018 a 2023, explorando as suas fragilidades e potencialidades para uma aprendizagem histórica significativa, assim como produzir um e-book trazendo um mapeamento das questões que foram analisadas. Para tanto, foram estabelecidos diálogos com as contribuições advindas da Didática da História e da Educação Histórica, bem como contextualizamos o debate sobre o Ensino de História e avaliação. Percebemos que, quando abordamos o Ensino de História, existem diversas possibilidades de análise para o SSA, dentre elas, em qual concepção de Ensino de História está ancorado o Sistema Seriado de Avaliação? Como também, quais os assuntos, conceitos e temáticas são mais recorrentes ou quais são os mais ausentes? As questões do SSA estão focadas no uso superficial de conceitos, na memorização de informações ou datas? Para isso, utilizamos como procedimento metodológico a coleta e a análise de um corpus documental composto por seis edições desse exame, buscando evidenciar as suas fragilidades e as suas potencialidades. Como resultado das análises e da discussão orientada pela questão “como o SSA pode contribuir para uma aprendizagem histórica significativa?”, produziu-se um e-book, com o mapeamento das questões trazendo os assuntos, sua relação com o conteúdo programático, tipologias das fontes, habilidades de área na BNCC, habilidades específicas do currículo de Pernambuco e os objetos do conhecimento, permitindo aos professores de história trabalharem as limitações e possibilidades que a prova traz para a construção de uma aprendizagem histórica na qual promova um "cidadão crítico" ou um "sujeito emancipado".pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10111754pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSistema seriado de avaliação e vestibularespt_BR
Título: dc.titleA avaliação da aprendizagem histórica: um estudo a partir do Sistema Seriado de Avaliação da UPEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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