Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Bispo, Anderson da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-29T23:23:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-29T23:23:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Bispo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917215 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo investigar a aplicabilidade da Lei 10.639/03, a partir do diálogo com a equipe de ensino e os socioeducandos das Escolas Elizabeth Lira e Ana Eufrásia Cabral de Moura, no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE-FUNASE PE) de Timbaúba-PE. Demandas sociais, históricas e legais que envolvem a Educação das Relações Étnico-Raciais têm instigado a sociedade a implementar políticas afirmativas, a exemplo da referida Lei, em prol da reparação, reconhecimento e valorização da história, cultura e identidade afro-brasileira. Neste panorama, os professores são os agentes cruciais para superação das desigualdades raciais e potenciais promotores de uma educação para a diversidade. Para isso, foi necessário o levantamento de informações acerca da instituição pesquisada, verificação do modo como a oferta da Lei reverbera na vida dos educandos internos, negros e não negros, assim como as questões étnico-raciais estão relacionadas às práticas docentes no currículo escolar. Buscamos interpretar nossas fontes e melhor tecer a escrita deste trabalho, por meio de estudos e contribuições de autores como Nilma Lino Gomes, Fátima Oliveira, Claudiene Silva, Petronilha Gonçalves, Maria Nazaré Mota de Lima, os quais apresentam uma relação dialógica entre educação e questões étnico-raciais, bem como pesquisadores que analisam o contexto de instituições privativas de liberdade. Finalmente, apresentamos um material pedagógico de suporte com uma Sequência Didática, tratando de conteúdos em conformidade com a Lei 10.639/03. Um ensino cada vez mais adequado ao modelo pretendido nesse espaço responsável pela política de atendimento em prol da ressocialização de adolescentes/jovens envolvidos (as) e/ou autores (as) de atos infracionais, com privação e restrição de liberdade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10111754 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Funase | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
Título: dc.title | A implementação da Lei 10.639/03 no Anexo Escolar do CASE/FUNASE de Timbaúba - PE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO ANDERSON BISPO versão PROFHISTORIA.pdf | Dissertação bispo | 9,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917215/2/DISSERTAÇÃO ANDERSON BISPO versão PROFHISTORIA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons