Ensino de História Inclusivo [recurso eletrônico] : Estudo de Caso na Escola Estadual Mário Porto - Uberlândia MG

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Carolina Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-29T20:05:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-29T20:05:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-
identificador: dc.identifier.otherCGONCALVESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917213-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação propõe uma investigação sobre o Ensino de História, pensado a partir da perspectiva da Educação Inclusiva. Especificamente, o estudo será direcionado aos alunos das escolas regulares de educação básica que necessitam de atendimento específico para aprendizagem. A pesquisa parte de um estudo de caso com um aluno do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais na Escola Estadual Mário Porto, em Uberlândia- MG. O objetivo é avaliar e compreender os processos de ensino-aprendizagem deste aluno para elaborar propostas pedagógicas de adaptação de conteúdo que considerem, mas não se limitem às suas necessidades e também suas potencialidades. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica, observação e convivência diária com o aluno. Esse método, que pode ser compreendido como um estudo de caso, transcende a observação participante, caracterizando-se pela atuação direta no cotidiano educacional do aluno, especificamente nas aulas de História. A partir desta metodologia, este trabalho apresenta um material didático de História elaborado ao longo do processo que poderá auxiliar outros professores de História na elaboração e aplicação de novos materiais quando necessário.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,73MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes Históricos em Diferentes Espaços de Memóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemória e Identidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titleEnsino de História Inclusivo [recurso eletrônico] : Estudo de Caso na Escola Estadual Mário Porto - Uberlândia MGpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons