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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Kassyo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-25T13:49:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-25T13:49:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2024_dis_krmfreitas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917109 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho de pesquisa perseguimos como objetivo geral, levar a comunidade a se interessar pelo desenvolvimento no processo de uma educação de qualidade, participando de tomadas de decisões, escolha s que possam evidenciar a melhoria do ensino público satisfatório para todos, na busca da luta dos direitos de todos e consistência na formação para as classes inferiores, ao oportunizar o desenvolvimento integral do indivíduo, a partir dos conceitos dos pensadores e das reflexões filosóficas . Assumimos, para tanto, a temática pesquisada destaca para: Educação, política e responsabilidade pelo mundo: reflexões sobre o ensino de Filosofia na Escola Estadual de Educação Profissional Francisco Paiva Tavares . Tal temática está sustentada em Freire ( 1987 ) bem como em Arendt (2016 ). Aplicamos o método de análise qualitativa, com a aplicação de questionário a uma turma de 29 participantes, da 3ª Série do ensino médio do curso técnico em informática, da Escola Estadual de Educação Profissional Francisco Paiva Tavares, da cidade de Caridade, no Ceará, aos dados colhidos. Esta dissertação se divide em três capítulos . No primeiro capítulo, tratamos sobre a obra Pedagogia do Oprimido de Freire (1987), no que se refere à contradição problematizadora e libertadora da educação. As relações homem mundo, os temas geradores e o conteúdo problematizante desta educação. No segundo capítulo, refletimos sobre o que Freire (2011) exprime na Pedagogia da Autonomia acerca de que ensinar exige a convicção de que a mudança é possível. Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo. E, no terceiro e último capítulo, abordamos o que Arendt (2016) nos aponta em seu livro Entre o Passado e o Futuro sobre a crise na educação. Concluímos que a disciplina de Filosofia é, neste sentido, contributiva para tal reflexão, debate, criticidade, questionamento e ação efetiva, tornando se um instrumento de transformação social de grande valor para colaborar com a escola pública, a considerar na união entre escola e família no desenvolvimento do bem comum e na entrega de políticas públicas em educação com qualidade à comunidade. Isto é, a transição do estudante que passa pela escola, valorizando o em um cidadão crítico e participativo , assim como, um profissional capacitado que pode gerar bons frutos de transformação no meio que vive, seja no mercado de trabalho, seja na universidade, seja colaborando nas mais diversas práticas da cidadania. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,63 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | política | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | responsabilidade pelo mundo | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO, POLÍTICA E RESPONSABILIDADE PELO MUNDO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE FILOS OFIA NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FRANCISCO PAIVA TAVARES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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2024_dis_krmfreitas.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917109/2/2024_dis_krmfreitas.pdfDownload |
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