Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Baptista, Sofia Galvão | - |
Autor(es): dc.creator | Walter, Maria Tereza Machado Teles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:46:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:46:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13191 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917024 | - |
Descrição: dc.description | Os estereótipos costumam ser associados a conceitos negativos manifestados quando é emitido julgamento acerca de algum tema, de uma determinada pessoa, de um grupo, ou mesmo relacionado a ações. Entretanto, diversos autores mostram que os estereótipos podem significar igualmente uma forma de lidar com as incertezas do mundo, facilitando a comunicação e inserindo os indivíduos em diversos grupos sociais. Não é desconhecido da maioria das pessoas, e dos próprios profissionais, que os bibliotecários estão comumente vinculados a diversos tipos de estereótipos como o de gênero, o de comportamento e o de imagem física. O propósito desse trabalho é apresentar alguns pontos de reflexão acerca da força dos estereótipos para a construção da imagem profissional dos bibliotecários e suas conseqüências para o exercício profissional, oportunidades de atuação e reconhecimento social da profissão. ______________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Stereotypes are usually associated to negative concepts that emerge when someone gives his or her opinion about a subject, about a person, about a group or even when related to acts in general. However many authors demonstrate that stereotypes may equally mean a way to deal with the uncertainties of the world making the communication easier and including a person in different social groups. It is known by people in general and by librarians themselves that their profession is commonly associated to many stereotypes as of gender, behaviour and physical appearance. This paper examines the power of stereotypes on librarians’ professional image construction and its consequences for professional labour market opportunities and social recognition. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo editor, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profissional da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perfil profissional | - |
Título: dc.title | A força dos esteriótipos na construção da imagem profissional dos bibliotecários | - |
Título: dc.title | The power of stereotypes on lybrarians' professional image construction | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: