A integração da arte e da arquitetura em Brasília : Lucio Costa e Athos Bulcão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPugliese de Castro, Vera Marisa-
Autor(es): dc.creatorTavares, Camila Christiana de Aragão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:46:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:46:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21206-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21206-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/916987-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa busca compreender a proposta de integração da arte e da arquitetura de Lucio Costa e Athos Bulcão para Brasília. Sabe-se que o projeto urbanístico para a nova capital trouxe diferentes elementos da arte moderna e contemporânea para o interior da construção. O direcionamento artístico da cidade teve, assim, a participação de diversos artistas que integraram ao projeto a contribuição de diferentes linguagens artísticas, desde a pintura, a escultura e os painéis em azulejos. O objeto da pesquisa direciona-se para as percepções sobre o conceito de integração, a respeito do qual Lucio Costa e Athos Bulcão propunham para a cidade, ambos intermediados por Oscar Niemeyer. Lucio Costa e Bulcão conjugaram trajetórias particulares aos elementos da construção e a investigação desta pesquisa objetiva percorrer os caminhos individuais do arquiteto e do artista para compreender o cerne de suas escolhas. O contexto da pesquisa parte dos principais movimentos artísticos europeus que dialogaram com o projeto construtivo brasileiro, até a formação da arquitetura moderna no Brasil. No que concerne a Brasília, importa a ênfase dos movimentos construtivos e funcionais, provenientes das vanguardas. Como recurso metodológico, a pesquisa apresenta o estudo de caso da Igreja Nossa Senhora de Fátima em Brasília sob o conceito de integração dos envolvidos, para o qual se discutiam as diferentes acepções de Lucio Costa, Athos Bulcão e Oscar Niemeyer. Desta forma, apontam-se as acepções de integração de Lucio Costa e Bulcão, assim como se questiona o direcionamento de Niemeyer.-
Descrição: dc.descriptionThe present research work seeks to understand the prospect of integration of art and architecture put forward by Lucio Costa and Athos Bulcão for Brasília. We know that the urban design for the new capital brought different elements of modern and contemporary art into its construction. The artistic direction for the city had, as such, the participation of several artists who introduced different artistic languages into the project, such as painting, sculpture and tile panels. The research subject looks at the preceptions on the concept of integration regarding what Lucio Costa and Athos Bulcão had in mind for the city, both brokered by Oscar Niemeyer. Lucio Costa and Bulcão have conjugated particular trajectories to the elements of construction, and the investigation we propose aims at following the individual paths of the architect and the artist in order to understand the core of their choices. The context of the research taps from the main artistic movements in Europe that had a rapport with the Brazilian construction practices up until the birth of modern architecture in Brazil. Concerning Brasília, this research emphasizes the constructive and functional movements put forward by the vanguards. As a methological device, we will present the case study of the Church of Our Lady of Fatima in Brasília in light of the concepts of integration embraced by those involved, revolving around the different meanings championed by Lucio Costa, Athos Bulcão and Oscar Niemeyer.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectBulcão, Athos, 1918-2008 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectCosta, Lúcio, 1902-1998 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectArte e arquitetura-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura - Brasília (DF)-
Título: dc.titleA integração da arte e da arquitetura em Brasília : Lucio Costa e Athos Bulcão-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.