Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Abbad, Gardênia da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Gaspar, Fernanda Drummond Ruas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:46:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:46:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32245 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2018.02.D.32245 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/916764 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2018. | - |
Descrição: dc.description | Nas últimas décadas, ocorreram transformações significativas na sociedade e na educação que provocaram discussões sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) como recursos educacionais eficazes para o desenvolvimento de um grande número de competências cognitivas e sócioafetivas dos professores universitários. O contexto do ensino em saúde tem sido alvo dessas discussões, porém ainda são raros os estudos que tratam de necessidades de aprendizagem de professores dessa área. Nesse contexto, esta pesquisa foi realizada com os seguintes objetivos específicos: (1) Identificar, na literatura científica, as habilidades que caracterizam a docência universitária e o ensino em saúde; (2) Elaborar escalas que avaliem a importância das habilidades de ensino na área de saúde, o domínio e as necessidades de aprendizagem de docentes de cursos de Enfermagem e Medicina; (3) Investigar evidências de validade das escalas elaboradas; (4) Avaliar diferenças entre as percepções de estudantes e docentes de Enfermagem e Medicina sobre as habilidades de ensino do docente e (5) Avaliar necessidades de aprendizagem dos docentes universitários no ensino em saúde. Foram selecionados 43 artigos na literatura nacional e internacional que fizeram uso de instrumentos de avaliação de habilidade de ensino universitário. Foram elaboradas duas escalas de avaliação de habilidades de ensino, sendo uma delas destinada ao preenchimento por estudantes (Escala de Avaliação da Importância das Habilidades de Ensino em Saúde) e a outra por professores (Escala de Avaliação de Necessidades de Aprendizagem em Habilidades de Ensino em Saúde). A versão final dos instrumentos, após validação de conteúdo, por juízes e semântica, possui escalas de pontuação tipo Likert de 11 pontos, e é composta por 34 itens distribuídos em quatro dimensões de conteúdo. Os participantes foram 315 estudantes e 80 professores dos cursos de Medicina e Enfermagem de quatro instituições de ensino superior. As respostas numéricas válidas aos questionários foram submetidas a análises estatísticas descritivas, fatoriais exploratórias e de consistência interna. Os resultados sugeriram uma maior valorização pelos estudantes e professores das habilidades de ensino voltadas ao relacionamento interpessoal, assim como demandas de aprendizagem docentes direcionadas ao uso de TICs. As análises fatoriais exploratórias indicaram evidências de validade em ambas as escalas. Este estudo tem como contribuição principal a apresentação de duas escalas de avaliação de habilidades de ensino em saúde, que possuem evidências de validade e são aplicáveis em diagnósticos de necessidades de aprendizagem de professores universitários. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | Over the past decades, there have been significant transformations in society and education which, in turn, have started discussions about the use of information and communication technologies (ICTs) in higher education. ICTs are effective educational resources for the development of a larger number of cognitive and socio-affective skills of professors. The use of ICTs in health education has been discussed in previous research, but there are still a few studies that address the learning needs of professors in this field. This research aimed to achieve four goals: (1) To identify, in the literature, the skills that describe teaching health in higher education; (2) To develop scales to assess how importance teaching health education skills are, and if professors master those skills or need to learn them; (3) To obtain validity evidences of the proposed scales; (4) To evaluate the differences between perceptions of students and professors regarding the teaching skills in Nursing and Medicine and (5) To evaluate the learning needs of university professors in health education. Forty-three articles that present teaching skills assessment instruments were selected and analyzed in the national and international literature. Two assessment instruments were developed. The first was directed to students (Assessment Scale of Importance of Health Teaching Skills) and the second to professors (Assessment Scale for Learning Needs in Health Teaching Skills). After content validation, the final versions of the scales have 34 items, divided into four categories with a 11-point Likert scale. The sample was composed of 315 students and 80 professors of undergraduate Medical and Nursing courses from four different institutions. Descriptive analysis and exploratory factor analysis were conducted. Both scales presented validity evidences. Results indicate that students and professors value interpersonal relationships skills. Also, results indicate that professors should develop their abilities to use ICTs. The main contribution of this study is the development of two scales of evaluation of teaching skills in health courses in higher education that can be used to diagnose learning needs of professors in higher education. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Necessidades de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências da saúde | - |
Título: dc.title | Avaliação de necessidades de aprendizagem de professores universitários da área de saúde | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: