Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Castioni, Remi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:45:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:45:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39634 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/916724 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo do texto é o de problematizar a proliferação de ações voltadas para a educação profissional e com frágil coordenação no âmbito do governo federal. Apresenta-se um panorama nos últimos 15 anos quando o tema da educação profissional passou a dominar a agenda governamental, particularmente nos Ministérios da Educação e do Trabalho, mas também com participação de outros ministérios como o da Ciência e Tecnologia e da Secretaria Nacional da Juventude. Não menos expressiva também foi a participação das Centrais Sindicais nesse processo e de iniciativas no âmbito do Congresso Nacional. Conclui-se que a proliferação de ações sem uma melhor coordenação tende a gerar cada vez mais iniciativas e não atingir os verdadeiros beneficiários, os trabalhadores brasileiros. | - |
Descrição: dc.description | The purpose of the text is to discuss the proliferation of actions for the professional education and present fragile coordination education in the context of the federal government. It presents a panorama over the last 15 years when the subject of professional education has come to dominate the government agenda, particularly in the Ministries of Education and Labour, but also with participation of other ministries such as the Science and Technology and the National Secretary of Youth. No less expressive was also the participation of the Central Labor Union in this process and the initiatives within the parliament. It is concluded that the proliferation of actions without a better coordination tends to generate increasingly initiatives and does not reach the real beneficiaries, brazilian workers. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Sociais e Humanas - (CC BY-NC-SA) - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) | - |
Título: dc.title | Planos, Projetos e Programas de educação profissional : agora é a vez do PRONATEC | - |
Título: dc.title | Plans, projects of programs the professional education: now if the time of PRONATEC | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: