Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Botelho, Denise Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Lucilene Costa e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:45:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:45:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-03-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11114 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/916666 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012. | - |
Descrição: dc.description | O trabalho aqui apresentado tem como objetivo investigar representações sociais positivas contidas em três obras de literatura infantojuvenil de temática africana e afro-brasileira em busca de novos referenciais estéticos e culturais para a construção da identidade da menina negra. A pesquisa é de cunho qualitativo e a análise das obras teve como perspectiva metodológica a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). As principais categorias selecionadas estão relacionadas com o corpo da menina negra, com a cultura afro-brasileira, com a religião dos orixás, bem como a interface dessas categorias com a questão de gênero. As evidências revelaram uma outra forma de pensar a cultura brasileira apresentando a diversidade de modos de ser e de viver em uma mesma sociedade. A conclusão é de que as obras analisadas possuem um conjunto de representações sociais positivas de crianças meninas negras e podem constituir contribuições importantes para a construção da identidade da menina negra no espaço escolar. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The Work presented here has like objective to investigate positive social representation contained on three works of literature to children and youth about african and afro-brasilian thematic searching for new sthetics and cultural references to construct the identity of the black girl. The research imprint qualitative and the analyses of the works has like methodological perspective the examination content (BARDIN, 2011). The principal categories selected are related with the body of the Black girl, the afrobrasileira culture, the religion of orishas and the interface of these categories with the question of gender. The evidences revealed other way to think the brasilian culture presenting the diversity of ways to be and to live on the same society. The conclusion is that the examined works possess a group of positive social representation of Black girls and can to component important contributions to the construction of identity of the Black girl at school. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infanto-juvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura afro-brasileira | - |
Título: dc.title | Meninas negras na literatura infantojuvenil : escritoras negras contam outra história | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: