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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Müller, Adalberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:45:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:45:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27094 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S1517-106X2007000100010 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/916642 | - |
Descrição: dc.description | Em seu comentário agressivo à fotografia na abertura do Salon de 1859, Baudelaire parece pintar um auto-retrato do esteta antiburguês. No entanto, a posição de Baudelaire relativamente à fotografia é ambígua e deve ser entendida dentro do contexto paradoxal de seu amor à modernidade e ódio ao progresso. Através da leitura desse texto, pretendemos demonstrar o importante papel que ele desempenha na teoria baudelairiana da imaginação e mostrar como ele pode revelar uma certa cegueira dos poetas e literatos relativamente às novas tecnologias de (re)produção da imagem. | - |
Descrição: dc.description | In his aggressive commentary on photography at the opening at Salon de 1859, Baudelaire seems to depict a self-portait of an anti-bourgeois aesthete. Nevertheless, Baudelaire s position regarding photography is ambiguous, and must be understood in the context of his paradoxical admiration for modernity and hatred for progress. By reading this commentary, I intend to demonstrate the important role it plays in Baudelaire s theory of the imagination, and to show how it can reveal a certain blindness of poets and literary scholars vis-à-vis new technologies of image (re)production. | - |
Descrição: dc.description | Dans son commentaire agressif de la photographie lors de l ouverture du Salon de 1859, Baudelaire semble peindre un auto-portrait de l esthète anti-bourgeois. Pour autant, la position de Baudelaire relative à la photographie est ambiguë et doit être comprise dans le contexte paradoxal de son amour de la modernité et de sa haine du progrès. À travers la lecture de ce texte, nous avons l intention de démontrer le rôle important qu il joue dans la théorie baudelairienne de l imagination et de montrer comment il peut révéler un certain aveuglement des poètes et littérateurs par rapport aux nouvelles technologies de reproduction de l image. | - |
Descrição: dc.description | Em processamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Baudelaire | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poeta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia | - |
Título: dc.title | A lucarna do infinito: Baudelaire e a fotografia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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