Entre a criação literária e o conhecimento : aproximações epistemológicas e estéticas na obra de Hermann Broch e as três faces da degradação dos valores humanos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarroso Filho, Wilton-
Autor(es): dc.creatorPaulino, Itamar Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:45:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:45:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-04-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17782-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/916620-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2014.-
Descrição: dc.descriptionFilosofia e Literatura têm diferenças e semelhanças em seus discursos. Contudo, um ponto torna o encontro e o debate inevitáveis: ambas são porta-vozes do esforço humano de provocar olhares e falas sobre o que parece escapar a uma captação imediata da realidade. Ambas têm procurado um diálogo cada vez mais próximo entre elas, apresentando questões, proposições e transgressões sobre a existência humana, ainda que tenham sistemáticas diferentes. Esta tese é resultado de investigações literárias e filosóficas sobre um importante tema da atualidade: os valores humanos. Com o objetivo de verificar se a trilogia Os Sonâmbulos, de Hermann Broch, é um super-romance (Überroman), cuja temática, a degradação dos valores humanos, perpassa toda a sua estrutura, servindo de eixo epistemológico e elucidando a condição sonâmbula de uma época, investigamos a vida do escritor, sua época, o contexto que o influenciou na escrita de Os Sonâmbulos e a estrutura da obra a partir da epistemologia e da estética. Na primeira parte, apresentamos fundamentos filosófico-literários para servirem de referência na leitura sistemática da trilogia e aportes sobre a engenharia de Broch na estruturação do romance. Na segunda parte, expressamos olhares epistemológicos e estéticos sobre a obra, por meio de resumo dos episódios, tendo a degradação de Valores como episteme. Na terceira parte, tomamos a Epistemologia do Romance e a Estética na constituição da obra, expondo a questão do método Serio Ludere e sua aplicação e, finalmente, a questão do narrador-sujeito na configuração da trilogia. A intenção desta tese é especular sobre o que parece ser plausível, a possibilidade de usarmos um romance para cognitivamente nos ajudar na aproximação o mais próximo possível da realidade. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionPhilosophy and Literature have differences and similarities in their discourses. However, a master point makes the meeting e the debate something inevitable: both are voices of human effort to provoke views and speeches about what seems to escape the immediate capture of the reality. Both have sought for an increasingly close dialogue, presenting issues, propositions and transgressions on human existence despite of their different systematics. This thesis is the result of literary and philosophical research on an important topic for the present but not exclusive of it: the human values. In order to verify if the trilogy The Sleepwalkers, by Hermann Broch, is a super-romance (Überroman), which the theme of degradation of human values pervades the whole structure, serves as an epistemological axis and elucidates the condition of a sleepwalking time, we investigate the writer's life, the times of his, the context that influenced the writing of The Sleepwalkers, the structure of the trilogy in a epistemological and aesthetics way. In the first part we present some approaches on the philosophical and literary fundaments to be taken as references in a systematic reading of the trilogy as well as some contributions on Broch’s engineering of the novel structure. In the second part we express some epistemological and aesthetic perspectives on the trilogy through a résumé of the episodes considering the degradation of values as its episteme. In the third part we take the Epistemology of Romance and Aesthetics in the constitution of The Sleepwalkers, exposing the issue of Serio Ludere method and its application and, finally, the question of the narrator-subject in the setting of the trilogy. The intention of this thesis is to speculate on what appears to be plausible: the possibility of using a novel to help us cognitively in the closest possibility of approximation to the reality.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectBroch, Hermann, 1886-1951-
Palavras-chave: dc.subjectValores sociais-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria do conhecimento-
Título: dc.titleEntre a criação literária e o conhecimento : aproximações epistemológicas e estéticas na obra de Hermann Broch e as três faces da degradação dos valores humanos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.