Programa de intervenção fonológica para o ensino remoto/híbrido (PRIF-RH) : elaboração e validação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCeleste, Letícia Correa-
Autor(es): dc.contributorgreicyannecastro@hotmail.com-
Autor(es): dc.creatorCastro, Greicyane Marcos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:45:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:45:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44681-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/916590-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, 2022.-
Descrição: dc.descriptionCom o fechamento das escolas em razão da pandemia da COVID-19, mudanças no formato educacional precisaram ocorrer. Dessa forma, a implementação do Modelo de Resposta à Intervenção-RTI se tornou mais desafiador, havendo a necessidade de mudança no formato utilizado, passando de presencial para remoto. Trata-se de um estudo quase-experimental. Esta dissertação foi dividida em dois estudos. O primeiro estudo teve como objetivo elaborar um programa para a primeira camada do Modelo de Resposta à Intervenção baseado na consciência fonológica e correspondência grafema-fonema para o ensino remoto/híbrido, bem como validar o programa junto a um comitê de especialistas e verificar a percepção dos professores envolvidos sobre a aplicação prática do programa. Participaram do estudo 182 crianças (96 do 1º ano e 86 do 2º ano) e 11 professores regente (seis do 1º ano e cinco do 2º ano). A criação do programa fundamentou-se na 1ª camada do RTI com duração de 8 semanas para o 1º ano e 12 semanas para o 2º ano. O programa foi composto por atividades e estas foram conduzidas pelos próprios professores, realizadas nos encontros síncronos/assíncronos e tutorias realizadas por um fonoaudiólogo. A percepção dos professores foi levantada por meio de um único questionário ao final do programa sendo observado uma melhor percepção dos professores do 1º ano acerca do programa. O programa recebeu sugestões pelos especialistas e foi avaliado com pontuação 1,00 no índice de validação de conteúdo, sendo aceitável entre os juízes. O segundo estudo teve como objetivo verificar a evolução de crianças do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental após a aplicação do Programa de Intervenção Fonológica para o Ensino Remoto/Híbrido (PRIF-RH) voltado para a 1ª camada do Modelo de Resposta à Intervenção no período de pandemia da COVID-19. Os resultados apontaram melhora estatisticamente significante (p<0,05) em todas as provas, com exceção da produção de rima para o 1º ano e conhecimento do alfabeto para o 2º ano. Também buscamos verificar a magnitude dessa melhora, realizando o tamanho de efeito, e como respostas obtivemos que maioria das tarefas avaliadas apresentaram efeito grande ou moderado após o programa de intervenção nos escolares do 1º e 2º ano. Além disso, foi observado um bom desempenho nas habilidades metafonológicas, leitura, memória operacional fonológica e compreensão auditiva de sentenças, diminuindo o risco para problemas de leitura, indicando que PRIF-RH também poderá contribuir para melhor identificação dos problemas de aprendizagem, tornando-se um instrumento importante para o ensino remoto/híbrido.-
Descrição: dc.descriptionFundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).-
Descrição: dc.descriptionWith the closure of schools due to the pandemic of COVID-19, changes in the educational format had to occur. Thus, the implementation of the Response to Intervention Model (RTI) became more challenging, with the need to change the format used from face-to-face to remote. This is a quasi-experimental study. This dissertation was divided into two studies. The first study aimed to design a program for the first layer of the Intervention Response Model based on phonological awareness and grapheme-phoneme correspondence for remote/hybrid teaching, as well as to validate the program with a committee of experts and verify the perception of the teachers involved in the practical application of the program. A total of 182 children (96 in 1st grade and 86 in 2nd grade) and 11 regular classroom teachers (six from 1st grade and five from 2nd grade) participated in the study. The creation of the program was based on the 1st layer of RTI with a duration of 8 weeks for the 1st grade and 12 weeks for the 2nd grade. The program was composed of activities that were conducted by the teachers themselves, carried out in synchronous/asynchronous meetings and tutorials conducted by a speech therapist. The perception of the teachers was collected through a single questionnaire at the end of the program, and a better perception of the program was observed among the 1st grade teachers. The program received suggestions from the experts and was evaluated with a score of 1.00 in the content validation index, being acceptable among the judges. The second study aimed at verifying the evolution of 1st and 2nd grade elementary school children after applying the Phonological Intervention Program for Remote/Hybrid Learning (PRIF-RH) focused on the 1st layer of the Response to Intervention Model during the COVID-19 pandemic period. The results showed statistically significant improvement (p<0.05) in all tests, with the exception of rhyme production for 1st grade and alphabet knowledge for 2nd grade. We also tried to verify the magnitude of this improvement, performing the effect size, and as a result we obtained that most of the tasks evaluated showed large or moderate effect after the intervention program in 1st and 2nd grade students. In addition, we observed good performance in metaphonological skills, reading, phonological operational memory, and auditory sentence comprehension, decreasing the risk for reading problems, indicating that PRIF-RH may also contribute to better identification of learning problems, becoming an important tool for remote/hybrid teaching.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade UnB Ceilândia (FCE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectFonoaudiologia-
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção educacional precoce-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - percepção-
Título: dc.titlePrograma de intervenção fonológica para o ensino remoto/híbrido (PRIF-RH) : elaboração e validação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.