Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Legnani, Viviane Neves | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Hellen Munique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:45:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:45:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-07-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/18768 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.18768 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/916524 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015. | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação, intitulada – “Corpo e linguagem na equoterapia: uma leitura psicanalítica” – teve como objetivo discutir a relação estabelecida na prática equoterapêutica entre o praticante, o mediador e o cavalo, analisando, a partir da perspectiva psicanalítica, essa prática com sujeitos que apresentam dificuldades subjetivas que interferem nas suas vidas, em particular, nos processos de escolarização, com o intuito de contribuir futuramente na compreensão teórica do processo equoterapêutico. Buscou-se realizar uma leitura do processo terapêutico na equoterapia, à luz de teóricos da psicanálise, a partir de estudos de casos clínicos com sujeitos em atendimento equoterápico com os diagnósticos médicos de Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade e Transtorno Depressivo. Nesse trabalho, investiga-se como se estabelece a relação terapêutica nesse setting com o cavalo, buscando analisar seus efeitos nos atendimentos realizados. Nos três casos percebeu-se que a relação estabelecida entre o praticante e o cavalo apresentava contornos diferentes, relacionados às peculiaridades dos praticantes. As formas relacionais, desenvolvidas por esses sujeitos com o cavalo, a partir da leitura de Winnicott, podem ser pensadas como objeto transicional, brincar terapêutico e fenômeno cultural. A interação com o cavalo constituiu-se como um espaço intermediário significativo para os sujeitos, auxiliando-os na diminuição do seu sofrimento psíquico. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation, titled - "Body and language in equine therapy: a psychoanalytic reading" - aimed to discuss the relationship established in equine therapeutic practice between the practitioner, the mediator and the horse, analyzing, from the psychoanalytic perspective, this practice with subjects who have subjective difficulties that interfere in their lives, particularly in education processes in order to contribute in the future theoretical understanding of equine therapeutic process. We attempted to perform a reading of the therapeutic process in equine terapy in the light of theoretical psychoanalysis, from clinical case studies with subjects in compliance with equine therapy Disorder medical diagnosis of Autistic Spectrum Disorder Attention Deficit / Hyperactivity Depressive disorder. In this work it will be to investigate how to establish a therapeutic relationship in this setting with the horse, trying to analyze its effects on the services rendered. In all three cases it was noted that the relationship established between the practitioner and the horse had different contours, related to the peculiarities of practitioners. Relational features developed by these subjects with the horse, from the reading of Winnicott, can be thought of as a transitional object, therapeutic play and cultural phenomenon. The interaction with the horse was constituted as a significant intermediate space for the subjects, helping them to decrease their psychological distress. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equoterapia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capacidade motora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem corporal | - |
Título: dc.title | Corpo e linguagem na equoterapia : uma leitura psicanalítica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: