Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rennó Junior, Lucio Remuzat | - |
Autor(es): dc.creator | Bello, André | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:45:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:45:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/18501 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2015.D.18501 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/916495 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2015. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação trata do papel das interações sociais sobre o voto correto na perspectiva de avaliar a qualidade da democracia no Brasil. Apoiado nos trabalhos de Lau e Redlawsk (1997; 2006; 2008), amplio o conceito do voto correto ao analisá-lo em uma eleição proporcional, definida por um contexto eleitoral complexo (CECs). Analiso também os determinantes do aprendizado político e proponho que as interações sociais são um canal de oportunidade para obter informação. Argumento, principalmente, que os atributos das interações sociais devem ser desagregados e testados de forma independente sobre o voto correto presidencial, o voto correto proporcional e o aprendizado político. Argumento, também, que é importante introduzir a categoria dos contextos sociais, que moldam as interações sociais, nos estudos empíricos sobre o voto correto. Por fim, argumento que o voto correto pode ser um elo de representação política e responsividade pública, fato que pode aumentar a qualidade das democracias. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation considers the role of social interactions on the correct vote in view of evaluating the quality of democracy in Brazil. Supported by the work of Lau and Redlawsk (1997, 2006, 2008), I extend the concept of correct vote to analyze it in a proportional election, defined as a Complex Electoral Context (CECs). I also analyze the determinants of political learning and I propose that social interactions are an opportunity to obtain political information. I mainly argue that the category of social contexts should be introduced in the empirical studies about the correct vote. Finally, I discuss that the correct vote can be a bond to political representation and public responsiveness, which both may assure the quality of democracies. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciência Política (IPOL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eleições - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voto | - |
Título: dc.title | Impactos da rede e contexto social para uma decisão de qualidade : o voto correto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: