Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Costa, Sely Maria de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Wagner Augustus Amorim da | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Marcos Bizerra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:45:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:45:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2001 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/631 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/631 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/916484 | - |
Descrição: dc.description | A edição do artigo foi feito em colaboração com Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados da Universidade de Brasília (CID/UNB), que atualmente possui o título de Faculdade de Ciência da Informação/ UnB. | - |
Descrição: dc.description | Apresenta resultados de um estudo exploratório que visou à identificação da ocorrência de publicações eletrônicos (periódicos, livros e anais de congressos) produzidos no âmbito de instituições acadêmicas (universidades e sociedades científicas) no Brasil. Discorre, de forma sucinta e com base na literatura recente, a respeito questões consideradas relevantes sobre desenvolvimentos da tecnologia de informação empregada em publicações eletrônicas, a questão da adoção de inovações e o processo de revisão pelos pares. Comenta as mudanças na comunicação formal (publicação) em comparação aos impactos já verificados na comunicação informal, à luz de um modelo híbrido do processo de comunicação que ilustra a coexistência dos meios impresso e eletrônico no cenário atual. Os resultados do estudo mostram baixa adoção das tecnologias de informação na comunicação formal entre pesquisadores acadêmicos no Brasil (poucas publicações produzidas). A maior parte das publicações disponibilizadas constituem versões eletrônicas de publicações impressas e ocorrem na área das ciências naturais, com uma significativa participação do Scielo nesse processo. Além disso, parece não haver ainda no país a exploração inteligente das tecnologias disponíveis para a produção de publicações eletrônicas, e o processo de revisão pelos pares, tal como se dá no modelo impresso, constitui igualmente questão fundamental nesse novo cenário. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Results of an exploratory study which aimed to identify the occurrence of electronic publications (journals, books and conference proceedings) produced by academic institutions (universities and learned societies) in Brazil are presented. Relates, in the light of the recent literature, technology developments for electronic publishing, the issue of innovation adoption and the peer review process. Some comments on changes on the formal communication (publishing) as compared to impacts already perceived on the informal communication are presented, on the basis of a hybrid communication model that depicts the co-existence of the print and electronic media nowadays. The research data gathered in the study show that there is a low adoption of information technology in formal communication amongst academic researchers in Brazil. Most of the publications found constitute an electronic version of a print-on-paper one, and are from disciplines in the sciences. There has been a significant role played by Scielo in this process. Moreover, it seems that there has not been a fully exploitation of the technology already available to electronic publishing in the country so far. The peer review process, as it happens in the print-based communication model, is also an essential issue in this scenario. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF) com a colaboração do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados da Universidade de Brasília (CID/UNB) a partir de 1995. | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicações eletrônicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituições acadêmicas | - |
Título: dc.title | Publicações científicas eletrônicas no Brasil : mudanças na comunicação formal, também? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: