Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Camila Potyara | - |
Autor(es): dc.creator | Farias, Daniela Gomes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:45:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:45:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41724 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/916472 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2021. | - |
Descrição: dc.description | O processo de focalização inerente às políticas sociais desempenhadas no capitalismo e, por consequência também da Política de Assistência Estudantil, suscita debates a respeito de como tem se efetuado os processos de seleção socioeconômica para acesso aos Programas da Assistência Estudantil. Para tanto, foi feita a análise de cinco universidades federais, uma de cada região do país, tendo como critério de escolha as que têm maior número de estudantes de graduação a fim de conhecer a realidade de como se apresenta o desenvolvimento dos programas a partir das especificidades de cada uma delas. Para tanto, foi utilizada pesquisa documental a partir das normativas institucionais, editais publicados e relatórios de gestão, tendo como referência o ano de 2019, buscando realizar uma análise a partir da perspectiva crítico-dialética. Propôs-se reconhecer como estão traçados os objetivos da Política de Assistência Estudantil, os critérios gerais de seleção, o uso da documentação como um critério burocrático de exclusão dos discentes aos processos seletivos, como tem se dado os processos de seleção, por meio da avaliação socioeconômica bem como o profissional responsável por realizar esta seleção socioeconômica, a qual ocorre, normalmente, de forma estigmatizada, focalizada, meritocrática e burocrática, voltada, principalmente à bolsificação dos (as) estudantes, por meio de programas de transferência de renda. Foi feito, para tanto, um levantamento a respeito dos programas ofertados em 2019, em cada uma das universidades – Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - e a respeito da oferta de vagas, no qual evidenciou-se uma tendência à focalização. Neste aspecto, o estudo socioeconômico como atribuição privativa do assistente social, não está evidenciado no âmbito das universidades pesquisadas, sendo delegada como competência a outras categorias profissionais. Além disso, tal processo avaliativo tem ocorrido de maneira recorrente, semestral ou anualmente de forma a fiscalizar o público assistidos e descontinuar o acesso ao direito à política. | - |
Descrição: dc.description | The focus process inherent to the social policies performed in capitalism and, consequently also the Student Assistance Policy, raises debates about how the processes of socioeconomic selection have been carried out to access the Student Assistance Programs. To this end, an analysis was made of five federal universities, one from each region of the country, using as criteria the choice of those with the highest number of undergraduate students in order to understand the reality of how the programs are developed based on the specificities of each of them. To this end, documentary research was used based on institutional regulations, published notices and management reports, with the year 2019 as a reference, seeking to carry out an analysis from the critical-dialectic perspective. It was proposed to recognize how the objectives of the Student Assistance Policy are outlined, the general selection criteria, the use of documentation as a bureaucratic criterion for the exclusion of students from the selection processes, as has been the case with the selection processes, through the evaluation socioeconomic as well as the professional responsible for carrying out this socioeconomic selection, which usually takes place in a stigmatized, focused, meritocratic and bureaucratic way, aimed mainly at the scholarship of students, through income transfer programs. Therefore, a survey was made about the programs offered in 2019, in each of the universities - University of Brasília (UnB), Federal University of Pará (UFPA), Federal University of Bahia (UFBA), Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) and Federal University of Santa Catarina (UFSC) in which a tendency to targeting. In this aspect, the socioeconomic study as a private task of the social worker, is not evidenced in the scope of the researched universities, being delegated as competence to other professional categories. In addition, such an evaluation process has occurred on a recurring, semi-annual or annual basis in order to inspect the assisted public and discontinue access to the right to politics. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades federais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistente social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo socioeconômico | - |
Título: dc.title | A política nacional de assistência estudantil nas universidades públicas federais : os desafios ao trabalho profissional dos/as assistentes sociais no âmbito de programas e acessos estudantis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: