A epistemologia de John Dewey e o letramento informacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias-
Autor(es): dc.creatorCunha, Marcus Vinícius da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:45:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:45:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2011-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9207-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/916457-
Descrição: dc.descriptionEste artigo discute o conceito de ‘pensamento reflexivo’ a partir da contextualização do legado intelectual de John Dewey. A reflexão se insere como elemento fundamental para a construção das competências necessárias à busca e ao uso da informação e, consequentemente, para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Como o hábito de pensar reflexivamente no processo de letramento informacional é uma forma de aprender, igualmente algumas questões do ensino-aprendizagem são debatidas. A discussão sustenta-se na suposição de que o pensamento reflexivo é uma estratégia cognitiva que possibilita a compreensão mais profunda das questões, fenômenos e processos por meio da percepção das relações, da identificação dos elementos envolvidos, da análise e interpretação dos sentidos e significados, potencializando o processo de letramento informacional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe ‘reflexive thinking’ concept is discussed in this article as a means of contextualizing John Dewey’s intellectual legacy. ‘Reflection’ represents a fundamental element for the construction of the necessary competences to information seeking and use, and consequently to individual and collective development. Since the reflexive thinking habit in information literacy is a way of learning, some questions concerning teaching and learning processes are also investigated. The discussion is, therefore, supported by the supposition that reflexive thinking is a cognitive strategy that allows a deeper comprehension of related problems, phenomena, and processes by means of the perception of the relations and the identification of involved elements, as well as the analysis and interpretation of meanings, empowering the information literacy process.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRecuperação da informação-
Palavras-chave: dc.subjectDewey, John, 1859-1952-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectReflexão (Filosofia)-
Título: dc.titleA epistemologia de John Dewey e o letramento informacional-
Título: dc.titleThe John Dewey‘s epistemology and informational literacy-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.