
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Romero, Marta Adriana Bustos | - |
| Autor(es): dc.creator | Andrade, Liza Maria Souza de | - |
| Autor(es): dc.creator | Faria, Alberto Alves de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:45:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:45:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-07-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42625 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n5.2010.15484 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/916354 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho mostra os princípios de sustentabilidade adotados no desenho urbano da expansão do extremo sul do campus da UnB que abrigará o Parque Científico e Tecnológico. Partindo da análise de um conjunto de condicionantes ambientais o núcleo estruturador do desenho foi um fragmento de Cerrado almejando a conectividade entre fragmentos maiores, bem como técnicas de infraestrutura verde visando recuperar a ideia original de implantação de Brasília. Lembramos que o projeto original previa o acondicionamento da ocupação à topografia bem como à s linhas de drenagem dentro da bacia do Lago Paranoá, distante do lago, para não comprometer a sustentabilidade hídrica da região. A configuração proposta utiliza técnicas de infraestrutura verde e pequenas praças tratadas bioclimaticamente ao longo dos canais de infiltração para reforçar o sentido de vizinhança, ciclovias, adensamento para diminuir os deslocamentos e localização de tipologias altas nas cotas superiores do terreno para não criar barreriras aos ventos predominantes. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | (CC BY) Paranoá is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/issue/view/388. Acesso em: 23 dez. 2021. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Campus sustentável | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infraestrutura verde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Parque cientifico e tecnológico | - |
| Título: dc.title | Planejamento sustentável da expansão do extremo sul do campus da Universidade de Brasília | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: