
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Neubern, Maurício da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:45:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:45:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2001 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/25802 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932001000200008 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/916352 | - |
| Descrição: dc.description | Partindo de uma breve contextualização do estudo das emoções, o presente trabalho visa apontar caminhos para a construção de referências mais apropriadas ao estudo das mesmas, seja como constituintes do processo subjetivo, seja no sentido de apontar seu potencial para reformas epistemológicas na psicologia. A partir de uma análise sobre importantes cosmovisões do pensamento atual e as denúncias epistemológicas promovidas pelas emoções, destacam-se a sua condição marginalizada no conhecimento psicológico, bem como a necessidade e as implicações de incluí-las como imprescindíveis no estudo do humano. | - |
| Descrição: dc.description | Starting from a brief contextualization of the study of emotions, the present paper aims at indicating ways to the construction of a more appropriate frame of reference for such study, regarding emotions as constituents of the subjective process and pointing to their potential for epistemological change in psychology. From the analysis of important world views in contemporary thought and the epistemological denunciation promoted by emotions, the text tries to emphasize their marginal condition in psychological knowledge and both the need for and the implications of their inclusion as crucial for the study of the human condition. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Conselho Federal de Psicologia | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Psicologia: Ciência e Profissão - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY). Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932001000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 maio 2018. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emoções | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
| Título: dc.title | O reconhecimento das emoções no cenário da psicologia : implicações epistemológicas e reflexões críticas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: