O bicho-da-seda em germe : uma introdução a Murilo Mendes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorVidotto, Murilo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:44:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:44:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35527-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/916298-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2019.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho dedica-se à leitura crítica do primeiro livro publicado pelo poeta brasileiro Murilo Mendes, Poemas (1930). O objetivo é observar algumas das características peculiares do autor em germe, além de pontos de convergência e divergência entre a poética muriliana e aquela identificada como corrente principal à época da obra, o Modernismo brasileiro. Para tanto, nos apoiaremos em opiniões, sobre o poeta, de críticos como Otto Maria Carpeaux, Manuel Bandeira e Murilo Marcondes de Moura; sobre as vanguardas artísticas, nossa crítica girará em torno de ideias de teóricos como José Ortega y Gasset, Octavio Paz, Hugo Friedrich, entre outros.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionIn this work, we propose to proceed to read critically the first book published by the Brazilian poet Murilo Mendes, Poemas (1930). The objective is to observe some of the peculiar characteristics of the author in germ, besides points of convergence and divergence between the poetics of Murilo Mendes and those identified as main current at the time of the book, Brazilian Modernism. To do so, we rely on opinions on the poet of critics such as Otto Maria Carpeaux, Manuel Bandeira and Murilo Marcondes de Moura; about the artistic vanguards, our critique will grasp around ideas of theorists like José Ortega y Gasset, Octavio Paz, Hugo Friedrich, among others.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectMendes, Murilo, 1901-1975 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectModernismo brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectModernismo (Literatura)-
Palavras-chave: dc.subjectVanguarda-
Título: dc.titleO bicho-da-seda em germe : uma introdução a Murilo Mendes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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