Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Leandro Corrêa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:44:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:44:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/10047 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/916196 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2011. | - |
Descrição: dc.description | O interesse de pesquisadores na área dos esportes coletivos tem aumentado e buscado conhecer cada vez melhor os processos cognitivos que auxiliam o rendimento esportivo, em especial à tomada de decisão que dá suporte à tática. A partir de então, percebe-se a necessidade de uma avaliação científica destas variáveis para identificação dos níveis de desenvolvimento das habilidades táticas e para o aprimoramento dos processos de ensinoaprendizagem. O objetivo deste estudo foi adaptar e validar teoricamente um instrumento para avaliar as habilidades táticas em jogadores de futsal em quatro situações: no ataque com a posse da bola; no ataque sem a posse da bola; marcando o adversário com a posse da bola; e marcando o adversário sem a posse da bola. Os itens foram submetidos ao julgamento de 10 juízes que avaliaram quatro critérios: clareza da linguagem, pertinência prática, representatividade e precisão dos itens. Houve também uma aplicação piloto do instrumento de avaliação por dois professores de futsal, tendo cada um avaliado vinte e um jogadores entre 10 e 14 anos de idade. A análise da concordância entre os juízes, com índice mínimo de 84%, resultou em 57,8% dos itens adequados para clareza da linguagem, 57,8% dos itens adequados para pertinência prática e 64,4% dos itens adequados em relação a sua representatividade. A análise do critério precisão não atendeu a todas as expectativas iniciais de distribuição normal dos itens em relação ao seu nível de dificuldade. A aplicação do instrumento pelos professores apresentou baixa concordância entre as avaliações indicando a necessidade da elaboração de um manual de aplicação criterioso. O instrumento, após as alterações sugeridas pelos juízes, deverá passar por novos procedimentos para sua validação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The interest of researchers in the area of team sports has increased, trying to know better the cognitive processes that help sports performance, especially taking decisions, which give support to the tactics. Since then, it is noticed the need of a scientific evaluation of these variables to identify the levels of development of tactical skills and to improve the teaching-learning processes. The purpose of this paper was to adapt and theoretically validate a tool to evaluate the tactical skills of Futsal players in four situations: attack with ball possession; attack without ball possession; marking the opponent with ball possession and marking the opponent without ball possession. The items were submitted to 10 experts who evaluated four criteria: clarity of language, practical relevance, representativeness and accuracy of the items. There was also a pilot application of the evaluation tool by two Futsal teachers, and each one evaluated twenty-one players aged between 10 and 14. The conformity analysis among the experts, with minimum index of 84%, resulted in 57,8% of the adequate items to the clarity of language, 57,8% of the adequate items to the practical relevance and 64,4% of adequate items to their representativeness. The analysis of the accuracy did not respond to all the initial expectations of normal distribution of the items concerning its level of difficulty. The usage of the tool by the teachers presented low concordance between the evaluations, showing the necessity of preparing a thorough application manual. The tool, after the modifications suggested by the experts, may pass through new procedures to its validation. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação Física (FEF) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Futsal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogadores de futebol - avaliação | - |
Título: dc.title | Perfil de desenvolvimento das habilidades táticas : validação preliminar da versão para avaliar jogadores de futsal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: