O impacto das grades curriculares do curso de bacharelado em Ciência Contábeis no desempenho das instituições de ensino superior do Estado da Paraíba no exame de suficiência no período de 2000 a 2004

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopes, Jorge Expedito de Gusmão-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Edson Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:44:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:44:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2005-08-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39218-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/916173-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa MultiInstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2005.-
Descrição: dc.descriptionA discussão da formação acadêmica dos Bacharéis em Ciências Contábeis voltou a ser levantada com a instituição do Exame de Suficiência, editada pelo Conselho Federal de Contabilidade, logo após as mudanças ocorridas no Ensino Superior pela edição da Lei 9.394/96, que trata das diretrizes e bases da educação, sendo precedido pelo documento elaborado na XVI reunião da United Nations Conference onTrade and Development (UNCTAD) que dentre outros aspectos reforça a idéia da implementação do exame de competência. Este trabalho objetivou investigar e analisar o nível de relacionamento entre grades curriculares e o desempenho dos alunos do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, das Instituições de Ensino Superior do Estado da Paraíba, que se submeteram ao Exame de Suficiência. A metodologia utilizada, para tanto, foi a dedutiva, embasada no referencial teórico acerca deste assunto e uma análise da base de dados, através da estatística descritiva e do teste de hipóteses (Teste Exato de Fischer). Os resultados revelaram que tanto a carga horária quanto a quantidade de disciplinas ofertada e a natureza das instituições não explicam o desempenho do exame de suficiência.-
Descrição: dc.descriptionLa discussion sur la formation académique des gradués en Sciences Comptables a été reprise avec l’ instauration de l’ examen de lordre, istituit par le Conseil Fédéral de Comptabilité, bien aprés les transformations qui ont secoué l’Enseignement Supérieur par l’édition de la loi 9.394/96, qui traite sur les directrices et bases de l’ éducation, étant précédé par le document élaboré durant la XVI réunion de la Conférence des Nations Unies sur le Commerce et le Développement (UNCTAD) qui entre autres aspects reforce l’idée de l’ implantation de l’ examen de l’ordre. Ce travail a eu comme objectif rechercher et analyser le niveau de relationnement entre les grades curriculaires et la performance des étudiants du cours de Sciences Comptables, des instituitions d’Enseignement Supérieur de l’État de Paraíba, qui se sont soumis à l’Examen de l’Ordre. La méthodologie utilisée, cependant, a été la détuctive, basée sur le référentiel théorique qui traite sur le théme et une analyse de la base de données, atravers la statistique descriptive et du test d’hypothéses (Test Exact de Fischer). Les résultats ont révélé que tant le nombre d’heures comme la quantité de disciplines offertes n’expliquent pas la performance à l’examen de l’ordre.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCiências contábeis-
Palavras-chave: dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionais-
Palavras-chave: dc.subjectFormação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo educacional-
Título: dc.titleO impacto das grades curriculares do curso de bacharelado em Ciência Contábeis no desempenho das instituições de ensino superior do Estado da Paraíba no exame de suficiência no período de 2000 a 2004-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.