Aprendendo a ser negro : reinterpretações acerca da identidade étnica em São Cristóvão - MA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWoortmann, Klaas Axel Anton Wessel-
Autor(es): dc.creatorSales, Lea Rocchi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:44:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:44:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2009-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1451-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/916172-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2007.-
Descrição: dc.descriptionA construção de uma retórica pautada na identidade étnico-racial das chamadas comunidades negras rurais tem se dado, nos últimos anos, a partir do contato intenso entre essas comunidades e agentes externos que, juntos, elaboram discurso identitários pautados numa suposta ligação dessas pessoas com a África, na sua auto-identificação como negros e em sua condição de remanescentes de quilombos, conforme definição do artigo 68 do ADCT. O presente trabalho trata do caso específico de São Cristóvão, uma comunidade remanescente de quilombo do Maranhão, localizada no município de Viana, onde foi desenvolvido o Projeto Auto-Estima das Crianças Negras, vinculado ao governo do estado. Desenvolvo, nesse estudo, uma reflexão sobre as negociações discursivas e as reinterpretações acerca da identidade étnica que ocorreram nessa comunidade a partir da chegada do referido Projeto. Por meio das categorias de auto-identificação utilizadas pelos moradores antes da presença do estado, procuro indicar que a comunidade passou por um processo de aprender a ser negro. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe construction of a rhetoric based on ethnical and racial identities of the so called rural black communities has happened, in the last few years, based on intense contact between these communities and external agents who, together, create identitary speeches oriented in supposed relations between these people and Africa, in their self-identification as black and in their condition of a quilombola community, according to the definition of Article 68 of ADCT. The present study deals with the case of São Cristóvão, a quilombola community located in the municipality of Viana, Maranhão – Brazil, where the project Self-Esteem of Black Children was implemented by the state government. I develop, in this study, a reflection about the speech negotiations and reinterpretations concerning ethnic identity that took place in this community from the arrival of that Project. By means of self-identification categories used by local residents before the state presence, I intend to indicate that the community has been through a process of learning to be black.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Sociais (ICS)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Antropologia (ICS DAN)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectRaça negra-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto auto-estima-
Palavras-chave: dc.subjectQuilombos-
Título: dc.titleAprendendo a ser negro : reinterpretações acerca da identidade étnica em São Cristóvão - MA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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