Dinâmicas de identificação na trajetória profissional em transição

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbato, Silviane Bonaccorsi-
Autor(es): dc.creatorForcione, Thais Lanutti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:44:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:44:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/32014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2018.02.T.32014-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/916137-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2018.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo analisar as dinâmicas de identificação na trajetória profissional em transição de três profissionais de uma instituição pública brasileira. Em perspectiva culturalista, a Psicologia do Desenvolvimento está interessada em momentos de crise e de ruptura. Os participantes são de diferentes faixas etárias, possuem entre 5 a 10 anos de trabalho, e que participaram de cursos de formação continuada em serviço. Optamos pelo uso de multimétodos em estudo longitudinal, havendo aproximação de campo com a Teoria Fundamentada (TF). O estudo ocorreu em três Etapas, a primeira fase de coleta foi realizada durante o mestrado, e a segunda e terceira fases foram realizadas no segundo e quarto ano de doutorado. Os multimétodos possibilitaram a triangulação produzida na sequência de entrevistas individuais, com narrativa aberta seguida por entrevista episódica mediada por objetos e/ou imagens. Finalizamos a coleta de cada Etapa com a escrita de cartas o que possibilitou a expressão de interpretação pessoal e o deslocamento de posicionamentos pelos participantes. Utilizamos a análise dialógica temática e análise pragmática do discurso. Os resultados indicaram que nas trajetórias profissionais dos participantes haviam pontos de mudança materializados por crises e rupturas que produziram reflexividade e transformações na atuação profissional. As mudanças geraram momentos de instabilidade nas trajetórias profissionais provocando processos dinamogênicos em ambivalências, produzindo novas agencialidades. Na dinâmica do posicionamento, as ações foram energizadas por emoções e se qualificaram, atualizando nas três Etapas de coleta os sentidos do fazer profissional. Na Etapa 1, a instituição passara por mudanças em sua educação corporativa com a introdução de novas ferramentas nos cursos na UC. A inovação provocou impacto nesses profissionais produzindo tensão, a qual foi direcionada para mobilização do participante em atuar profissionalmente, filiando o aspecto pessoal ao profissional (profissional-pessoal). Na Etapa 2, identificamos ênfase no buscar conhecimento para desempenhar atividades cotidianas, atuando em nível profissional com orientações pessoais, visando equilíbrio pessoal-profissional. Na Etapa 3, as tomadas de decisão sobre produção de conhecimento e ascensão na carreira atuam na regulação das experiências pessoais, filiando o profissional ao pessoal (pessoal-profissional). Concluímos que as dinâmicas de identificação foram tecidas na produção de significados em interações e reflexividades no presente, energizando ações orientadas por sentidos que atualizam os significados sobre práticas pessoais em formação continuada em serviço em dinâmicas de irisação identitária, no jogo de aproximação e distanciamento em intersubjetividades.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims at analyzing the dynamics of identification in the professional trajectory in transition of three professionals of a Brazilian public institution. From a cultural perspective, Developmental Psychology is interested in times of crisis and rupture. The participants are of different age groups, with 5 to 10 years working experience, and have attended continuing education courses in their workplace. We opted for the use of multimethods in a longitudinal study, with field approximation with Grounded Theory (GT). The study took place in three stages, the first phase of data collection was carried out during the author's master's degree, and the second and third phases were carried out in the second and fourth year of her doctorate. The use of multimethods enabled the triangulation produced in the sequence of individual interviews, with open narrative followed by episodic interview mediated by objects and / or images. We finished the data collection of each stage with the writing of letters which enabled the expression of personal interpretation and the displacement of positions by the participants. We use thematic dialogic analysis and pragmatic discourse analysis. The results indicated that in the professional trajectories of the participants there were points of change materialized by crises and ruptures that produced reflexivity and changes in the professional performance. The changes generated moments of instability in the professional trajectories provoking dynamogenic processes in ambivalences, producing new agencies. In the dynamics of the positioning, the actions were energized by emotions and qualified, updating in the three stages of data collection the senses of professional doing. In stage 1, the institution had undergone changes in its corporate education with the introduction of new tools in the courses at the CU. Innovation has had an impact on these professionals producing tension, which was directed to the mobilization of the participant in acting professionally, linking the personal aspects to the professional (professional-personal). In step 2, we identified an emphasis on seeking knowledge to perform daily activities, acting on a professional level with personal orientations, aiming at personal-professional balance. In step 3, decision making on knowledge production and career advancement regulate personal experiences, linking the professional to the personal (professional-personal). We conclude that the dynamics of identification were woven into the production of meanings in interactions and reflexivities in the present, energizing actions oriented by senses that update the meanings about personal practices in continued formation in service in dynamics of identity irisation, in the game of approximation and distance in intersubjectivities.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectIdentificação-
Palavras-chave: dc.subjectTrajetória profissional-
Palavras-chave: dc.subjectCrise de identidade-
Palavras-chave: dc.subjectSignificação-
Título: dc.titleDinâmicas de identificação na trajetória profissional em transição-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.