Discursos e letramentos na inclusão de pessoas com deficiência visual no ensino público

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Maria Izabel Santos-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Sinara Bertholdo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:44:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:44:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13546-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/915983-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação aborda quatro docentes que trabalham com a inclusão de deficientes visuais em duas escolas de ensino médio, uma localizada em Brasília e outra em Fortaleza. Os principais objetivos foram: i) investigar os discursos relativos às práticas de letramento de profissionais que trabalham com o atendimento de deficientes visuais no Ensino Público Regular; ii) conhecer práticas sociais de pessoas que apresentam deficiência visual no contexto do Ensino Público Regular; iii) discutir a inclusão dos sujeitos com deficiência visual no Ensino Público Regular. Este estudo está fundamentado tanto na perspectiva teórica da Análise de Discurso Crítica quanto nas premissas dos Novos Estudos do Letramento. Os métodos empregados incluíram pesquisa etnográfica e Análise de Discurso Crítica. Os dados examinados provêm de entrevistas e anotações em diário de campo. Imagens fotográficas são apresentadas nos Capítulos 1 e 3 com o intuito de explorar artefatos necessários à implantação do letramento inclusivo. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam que formas alternativas de letramento, como o auditivo e o tátil, são essenciais para o sucesso da inclusão social das pessoas com deficiência visual na escola. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis thesis investigates four teachers who work with the inclusion of visually impaired people in two schools, one located in Brasilia and the other in Fortaleza. The main objectives of this study were: i) to investigate the discourses concerning literacy practices conducted by professionals who work with the care of visually impaired students in mainstream schools; ii) to examine the social practices of people with visual impairment in the context of mainstream schools; iii) to discuss the inclusion of persons with visual disabilities in mainstream schools. This study is based on both the theoretical perspective of Critical Discourse Analysis and the premises of the New Literacy Studies. The methods included ethnography and Critical Discourse Analysis. The examined data come from interviews and field notes. Photos are presented in Chapters 1 and 3 to explore artifacts required to the setting up of inclusive literacy. The results from this research indicate that alternative forms of literacy, such as auditory and tactile, are essential to a successful social inclusion of visually impaired students in schools.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Letras (IL)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Linguística-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência visual - educação-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Título: dc.titleDiscursos e letramentos na inclusão de pessoas com deficiência visual no ensino público-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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