Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Vieira, David Vernon | - |
Autor(es): dc.creator | Baptista, Sofia Galvão | - |
Autor(es): dc.creator | Cuevas Cerveró, Aurora | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:44:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:44:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28939 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362013000200011 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/915981 | - |
Descrição: dc.description | O surgimento da Web Social proporcionou um espaço virtual de participação dos usuários de bibliotecas. Assim, casos de adoção de redes sociais têm sido observados nas bibliotecas universitárias espanholas desde 2005, quando se publicaram os primeiros artigos científicos para acompanhar este movimento. Considerando o âmbito das bibliotecas de universidades públicas na Espanha, foi realizada uma pesquisa exploratória para conhecer a situação real do modelo de presença dessas bibliotecas nas redes sociais Facebook e Twitter. Este trabalho investiga um modelo de adoção das redes sociais, considerando aspectos que envolvem criação dos perfis das bibliotecas, publicação de conteúdo, interação com os usuários, criação de conteúdo pelo usuário, estabelecimento de normas de uso e estilo e medição e avaliação dos indicadores sociais para apoiar gestores de bibliotecas universitárias, neste tipo de projeto tecnológico. Apesar do levantamento realizado constatar a adoção das mídias sociais nas bibliotecas universitárias espanholas, observa-se que ainda há necessidade de se oferecer uma experiência para o usuário que propicie a sua participação, através de comentários e outras ações que promovam a interação com o bibliotecário. | - |
Descrição: dc.description | The rise of the Social Web has provided a virtual space for patron participation thus, cases of adoption of social networks have been observed in the Spanish university libraries since 2005 when it published the first scientific papers to follow this movement. Considering the universe of public university libraries in Spain this paper was performed an exploratory research to know the real situation of the model of presence of these libraries in social networks Facebook and Twitter present in this space. This paper investigates a model considering adoption of social networking aspects that involve the creation of profiles for libraries, publishing content, interaction with users, user generated content, establishing rules of use and style, and measurement and evaluation of social indicators to support the management of university libraries in this type of technological project. Although the survey finds that adoption of social media in University Libraries in Spain shows that there is still a need to provide a user experience that is to afford their participation through comments and other actions that promote the interaction with the librarian. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Escola de Ciência da Informação da UFMG | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Perspectivas em Ciência da Informação - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362013000200011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 26 dez. 2019. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas universitárias - Espanha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Título: dc.title | Adoção da Web 2.0 em bibliotecas de universidades públicas espanholas : perspectivas de interação do bibliotecário com as redes sociais : relato de pesquisa | - |
Título: dc.title | Adoption of Web 2.0 in Spanish Public Universities Libraries : perspectives of librarian interaction with the Social Networks : a research report | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: