Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Sergio Euclides Braga Leal de | - |
Autor(es): dc.creator | Noleto Filho, Pedro Aquino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:44:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:44:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37658 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/915946 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2003. | - |
Descrição: dc.description | O autor analisa o ambiente teórico e prático da Comunicação para o Desenvolvimento (ou Comunicação para a Mudança Social) e argumenta que ela de fato se institucionalizou, embora a sua importância nunca tenha sido claramente comprovada. No lugar de um modelo de comunicação ainda muito baseado nos pressupostos da teoria da modernização, que transmite informação e almeja mudar o comportamento social verticalmente, ele propõe aprofundarem-se as pesquisas acadêmicas sobre as possibilidades de comunicação participativa. E também considera cruciais as ações coletivas, que incluam a mobilização social, em benefício da democratização da comunicação e da mídia, como um dos direitos humanos fundamentais, rumo a uma hoje utópica cidadania global. | - |
Descrição: dc.description | The author analyzes the theoretical and practical environment of the Communication for Development (or Communication for Social Change) and argues that it in fact has been institutionalized, although its importance has never been clearly proved. Instead of a communication model still very much based upon the principles of the modernization theory, which transmits information and aims to change social behavior vertically, he proposes to deepen the academical researches on the possibilities of participatory communication. And he also considers that collective actions, including social mobilization, for the benefít of communication and media democratization are crucial, as one of the basic human rights, towards a today utopian global citizenship. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Comunicação (FAC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação - aspectos sociais | - |
Título: dc.title | Comunicar para desenvolver : da persuasão à participação – uma síntese do papel da mídia na promoção da cidadania | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: