Comunicar para desenvolver : da persuasão à participação – uma síntese do papel da mídia na promoção da cidadania

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Sergio Euclides Braga Leal de-
Autor(es): dc.creatorNoleto Filho, Pedro Aquino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:44:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:44:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-08-
Data de envio: dc.date.issued2003-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37658-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/915946-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2003.-
Descrição: dc.descriptionO autor analisa o ambiente teórico e prático da Comunicação para o Desenvolvimento (ou Comunicação para a Mudança Social) e argumenta que ela de fato se institucionalizou, embora a sua importância nunca tenha sido claramente comprovada. No lugar de um modelo de comunicação ainda muito baseado nos pressupostos da teoria da modernização, que transmite informação e almeja mudar o comportamento social verticalmente, ele propõe aprofundarem-se as pesquisas acadêmicas sobre as possibilidades de comunicação participativa. E também considera cruciais as ações coletivas, que incluam a mobilização social, em benefício da democratização da comunicação e da mídia, como um dos direitos humanos fundamentais, rumo a uma hoje utópica cidadania global.-
Descrição: dc.descriptionThe author analyzes the theoretical and practical environment of the Communication for Development (or Communication for Social Change) and argues that it in fact has been institutionalized, although its importance has never been clearly proved. Instead of a communication model still very much based upon the principles of the modernization theory, which transmits information and aims to change social behavior vertically, he proposes to deepen the academical researches on the possibilities of participatory communication. And he also considers that collective actions, including social mobilization, for the benefít of communication and media democratization are crucial, as one of the basic human rights, towards a today utopian global citizenship.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Comunicação (FAC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso restrito-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação de massa-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação - aspectos sociais-
Título: dc.titleComunicar para desenvolver : da persuasão à participação – uma síntese do papel da mídia na promoção da cidadania-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.