
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Nascimento, Wanderson Flor do | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:43:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:43:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11855 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/915829 | - |
| Descrição: dc.description | Diante do cenário monológico-ocidental instaurado no ensino de filosofia brasileiro na educação básica, a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africanas e afro-brasileiras traz novas possibilidades de diálogo para a ampliação do escopo do currículo do Ensino Médio. A formação docente deve acompanhar a discussão curricular assim como é importante uma reformulação dos horizontes políticos e epistemológicos que sustentam a base de construção dos currículos de filosofia. _________________________________________________________________________________ RESUMEN | - |
| Descrição: dc.description | Esto artículo intenta problematizar algunas posibilidades desde las cuales se poden hacer convergentes dos demandas recientes en torno de los currículos de filosofía en la enseñanza media brasileña: la obligatoriedad de la enseñanza de la filosofía y la obligatoriedad de la enseñanza de historia y cultura africanas y afro-brasileñas en la enseñanza media. La reflexión acerca de los encuentros posibles entre el pensamiento africano e afro-brasileño puede tornar menos difícil la preparación de futuras/os docentes en filosofía que, delante a la novedad de la exigencia legal tenderán que trabajar con tales conocimientos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade de Brasília (UnB) | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE) é licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/about/editorialPolicies#focusAndScope. Acesso em: 4 jan. 2012. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações raciais | - |
| Título: dc.title | Outras vozes no ensino de Filosofia : o pensamento africano e afro-brasileiro | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: