
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lignelli, César | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Cleber Lopes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:43:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:43:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-09-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-09-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-09-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21397 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21397 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/915780 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016. | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa investiga procedimentos que visam a obtenção de uma estética que privilegie a verossimilhança na interpretação para teatro na contemporaneidade. Para tanto, toma como referência o espetáculo “deve haver algum sentido em mim que basta”, erguido em 2004 pela Cia. Teatro Autônomo, do Rio de Janeiro. Foi considerada a possibilidade de composição das relações em cena, baseada na busca por questões análogas entre ator e personagem, referenciando-se nos estudos de Constantin Stanislavski. Como exercício para a investigação, foi explorado o processo prático de montagem da peça “Há vagas para moças de fino trato”, em 2014, escrita pelo dramaturgo brasileiro Alcione Araújo. Foram investigados, ainda, conceitos relacionados à estética como a “cena suja” e à expressividade como a “atuação porosa” (Miranda, 2004; Fernández, 2006) além da “microatuação” (Davini, 1998) e aspectos relacionados à sonoridade como a “sonoplastia” e a “música de cena” (Lignelli, 2014) e seu suporte de produção de sentido no espetáculo. As diferenças e confluências encontradas nas duas experiências, principalmente no que se refere à ‘criação coletiva em grupo de repertório’ e à ‘criação isolada’ com artistas diversos, além da distinção entre a utilização de ‘dramaturgia pré-elaborada’ e o uso de ‘texto original’, também constituem-se como importantes pontos de reflexão. | - |
| Descrição: dc.description | This research investigates procedures aimed at achieving an aesthetic that privileges the verosimilitude in the interpreting in the theater contemporary. Thus taking as reference the spectacle “deve haver algum sentido em mim que basta", presented in 2004 by Cia. Teatro Autônomo, Rio de Janeiro. It considered the possibility of composition of relations on the scene, based on the search for similar issues between actor and character, referring to the studies of Constantin Stanislavski. As an exercise for the study, it was explored the practical process part of the creation "Há vagas para moças de fino trato" in 2014, written by the Brazilian playwright Alcione Araújo. Further concepts related to esthetics as "dirty scene" and the expression such as "porous performance" (Miranda, 2004; Fernandez, 2006) besides "micro performance" (Davini, 1998) and related aspects sound as "sound effects" and "music scene" (Lignelli, 2014) and its production of sensations in the spectacle are researched. The differences and confluences found in both experiments, primarily with regard to the ‘collective creation by repertoire group’ and 'isolated creation’ with various artists, besides to the distinction between the use of “drama previous” and the use of 'text original', also constitute as important points of reflection. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro contemporâneo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Som | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro - interpretação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artes cênicas - representação teatral | - |
| Título: dc.title | Verossimilhança no teatro contemporâneo : diálogos entre ‘Deve haver algum sentido em mim que basta’ e ‘Há vagas para moças de fino trato' | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: