Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Curado, Eliene Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Ana Paula Martins de | - |
Autor(es): dc.creator | Decnop, Vera Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:43:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:43:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14335 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/915669 | - |
Descrição: dc.description | Por meio de relatos de mulheres idosas participantes de uma intervenção psicológica grupal, buscou-se identificar eventos que marcam o início da velhice, as preocupações e limitações associadas e as conquistas que integram essa etapa da vida. Os encontros grupais foram gravados e transcritos, e os dados foram submetidos à Análise Temática. As participantes apontaram como eventos e vivências associadas ao início da velhice: as mudanças no arranjo e na dinâmica familiar, a aposentadoria e o comprometimento da saúde física. As preocupações estavam relacionadas a dificuldades familiares, receio de se tornarem dependentes, medo do desamparo, conflitos intergeracionais. De modo geral, nota-se que as participantes falaram mais facilmente sobre os aspectos negativos desta etapa da vida do que sobre os positivos. Aquelas que perceberam conquistas no processo do envelhecer citaram: experiência adquirida, autoconhecimento, flexibilidade de horários, maior autonomia e satisfação com a vida. __________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to answer how it is to be in elderhood by means of reports of elderly women who participated in a psychological intervention group. Events that marked the beginning of elderhood were identified, as well as the concerns and constraints associated with elderhood and the achievements that integrate this life’s phase. The meetings of the group were recorded and transcribed; the data were submitted to Thematic Analysis. Events and experiences associated with the beginning of elderhood were pointed out by the participants: changes in the family dynamics, the retirement and the impairment of physical health. The concerns were related to family difficulties, fear of becoming dependent on others, fear of helplessness and intergenerational conflicts. Generally, the participants talked more easily about the negative aspects of this stage of life than about the positive ones. Those who recognized achievements in the process of aging pointed: experience, self-knowledge, flexibility of working hours, greater autonomy and satisfaction with life. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Política Social do SER/IH/UnB | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | SER Social de Departamento de Serviço Social - Universidade de Brasília é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. Fonte: http://periodicos.bce.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/258/136. Acesso em: 15 out 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Velhice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Envelhecimento - aspectos psicológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
Título: dc.title | Como é estar na velhice? : a experiência de mulheres idosas participantes de uma intervenção psicológica grupal | - |
Título: dc.title | How it is to be in elderhood? : the experience of elderly women who participated in a psychological intervention group | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: