Adolescência, internet e práticas informacionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGoulart, Andrea-
Autor(es): dc.creatorKafure Muñoz, Ivette-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:43:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:43:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25209-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/915627-
Descrição: dc.descriptionAdolescência é uma fase marcada por transições físicas, psicológicas e comportamentais. Somando-se a isso, os adolescentes atuais estão habituados a utilizar a internet e os recursos tecnológicos desde a primeira infância, o que amplia consideravelmente seu universo tanto de possibilidades de acesso à informação como de relações interpessoais. Em tal cenário, sob a ótica do paradigma social descrito por Capurro, a pesquisa, em desenvolvimento, tem por objetivo analisar as práticas informacionais dos adolescentes na internet, no contexto social em que estão inseridos. Trata-se de um estudo de usuários da informação com abordagem interdisciplinar. Com isso, empregam-se conceitos provenientes da Ciência da Informação, da Análise do Comportamento, da Psicologia Social e da Comunicação Social. Apresenta, ademais, caráter descritivo e horizonte temporal transversal. Não obstante, parte de uma concepção pragmática e se ancora na estratégia de investigação dos métodos mistos. Os procedimentos metodológicos baseiam-se no levantamento, no Discurso do Sujeito Coletivo e no estudo comparativo. Os dados que informam a pesquisa estão sendo coletados por meio de entrevistas pessoais com adolescentes e adultos, residentes no Distrito Federal. Resultados preliminares demonstram que as atividades predominantes desenvolvidas por adolescentes na internet se voltam a redes sociais, pesquisas escolares, entretenimento, busca de informações cotidianas e jogos.-
Descrição: dc.descriptionAdolescence is a life phase marked by physical, psychological and behavioral transitions. In addition, today's teenagers are accustomed to making extensive use of the internet and technology resources from an early age, which considerably broadens their universe of both access to information and interpersonal relationships. In this scenario, from the perspective of the social paradigm described by Capurro, the research, in development, aims to analyze the information practices of adolescents on the internet, in their own social context. The research is placed in the field of information users’ studies and is developed in an interdisciplinary way, using concepts from Information Science, Behavior Analysis, Social Psychology and Social Communication. The study has a descriptive character and transversal temporal horizon. However, it starts from a pragmatic conception and uses the research strategy of mixed methods. The methodological procedures are based on the survey, in the Discourse of the Collective Subject and in the comparative study. The data that inform the research are being collected through personal interviews with adolescents and adults living in the Federal District. Preliminary results demonstrate the predominant activities led by adolescents on the internet are related to social networks, school research, entertainment, search for daily information and games.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUnesp; ANCIB-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsXVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (XVIII ENANCIB) - Declaração de Direito Autoral Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. Fonte: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 7 nov. 2017.-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescência-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de usuários-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Título: dc.titleAdolescência, internet e práticas informacionais-
Título: dc.titleAdolescence, internet and information practices-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.