Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sá, Antônio Villar Marques de | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Marlucia Ferreira Lucena de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:43:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:43:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-03-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8563 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/915598 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como objetivo investigar a experiência da prática do xadrez com alunos do ensino fundamental em Escolas de Tempo Integral em Palmas - Tocantins e como essa experiência nas escolas investigadas influenciou na aprendizagem dos alunos. O referencial teórico pautou-se em estudos que demonstram a importância no contexto escolar da inovação do professor como agente de mudança, do lúdico e da criatividade, fundamentando esta pesquisa para a importância da prática do xadrez como um recurso pedagógico precioso para o processo de aprendizagem, a formação do caráter e das qualidades como autocontrole, vontade, disciplina, autoconfiança, concentração, entre outros. Na metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa por entender que é adequada para a investigação educacional. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada e a análise documental. A investigação demonstrou que a prática do xadrez, além dos benefícios citados ao longo do referencial teórico, como melhora do comportamento, da disciplina, da concentração e do respeito às regras, é um instrumento pedagógico que auxilia nas disciplinas de alfabetização e matemática. Esse resultado contribuirá, para a inclusão da prática do xadrez em outras escolas e para investigações futuras dos benefícios do xadrez a outras disciplinas do currículo. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to investigate the experience of the practice of chess with students from elementary schools of Full Time in Palmas - Tocantins and how this experience in the investigated schools influenced the student learning. The theoretical framework was based on studies that demonstrate the importance in the school context of the teacher innovation as an agent of change, playfulness and creativity, supporting this research to the practical importance of chess as a valuable teaching resource for the learning process, in the formation of character and qualities as self-control, will, discipline, selfconfidence, concentration, among others. In the methodology, we adopted a qualitative approach by understand that it is appropriate for the educational research. As a tool for data collection, we used structured interviews and documentary analysis. The investigation has shown that the practice of chess, and the benefits cited throughout this theoretical framework, such as improvements in behavior, discipline, concentration and respect to the rules, is a pedagogical tool that assists in the disciplines of literacy and mathematics. This result will contribute, to the inclusion of the practice of chess in other schools and for future investigations of the benefits of chess to other curriculum subjects. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Xadrez - ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos - aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia - prática | - |
Título: dc.title | O xadrez no ensino e aprendizagem em escolas de tempo integral : um estudo exploratório | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: