Estudo crítico da representação visual do léxico em dicionários infantis ilustrados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFaulstich, Enilde Leite de Jesus-
Autor(es): dc.creatorSilva, Luciana Ferreira Pinto da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:43:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:43:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2006-08-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8880-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/915591-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2006.-
Descrição: dc.descriptionUma das características constitutivas das obras lexicográficas destinadas ao público infantil é o emprego de ilustrações para a representação visual do léxico. Em contrapartida, as pesquisas em Lexicologia e Lexicografia costumam centrar-se, tão-somente, na dimensão verbal dessas obras. Esta dissertação, por sua vez, está voltada para a investigação do emprego da linguagem visual em dicionários infantis ilustrados elaborados para a faixa-etária de 7 a 10 anos, tendo como referência as obras selecionadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação para o ano de 2006. O estudo procura discutir sobre o papel atribuído ao modo de representação visual nos dicionários infantis ilustrados, considerando a sua articulação com a linguagem verbal. Nesse sentido, a análise dos dados visa descrever os principais tipos de estruturas visuais empregados na ilustração dos verbetes, bem como a relação semântica que se estabelece entre texto e imagem. Para tanto, são tomados como referenciais teóricos a Gramática Visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996), dentro da perspectiva da teoria da multimodalidade das representações; o conceito de coerência intersemiótica, proposto por Camargo (1998); e, ainda, os trabalhos sobre dicionários infantis desenvolvidos por Stein (1991) e Rossi (2000). A análise apresentada tem por objetivo compreender de que forma a ilustração pode contribuir para uma descrição mais clara e acessível do sentido lexical de uma palavra ao leitor iniciante, assim como refletir sobre os critérios que devem ser observados no planejamento e na composição de um dicionário infantil ilustrado. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionOne of the constituent characteristics of the lexicographical workmanships destined to children is the illustration use for the visual representation of the lexicon. On the other hand, the research in Lexicology and Lexicography usually focus only on the verbal dimension of these workmanships. This research investigates the use of the visual language in illustrated dictionaries for children from 7 to 10 years, taking as reference the dictionaries selected for the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) of the Ministério da Educação on the year of 2006. The study argues on the function attributed to the way of visual representation in the illustrated children’s dictionaries, considering its joint with the verbal language. In this sense, the analysis of the data describes the main types of visual structures used in the illustration of entries, as well as the semantic relation established between text and image. For in such a way, the Visual Grammar elaborated by Kress and van Leeuwen is taken as theoretician basis (1996), inside of the perspective of the theory of the multimodality of the representations; among with the concept of coerência intersemiótica, elaborated by Camargo (1998); and the works on children’s dictionaries developed by Stein (1991) and Rossi (2000). The presented analysis has for objective to understand how can the illustration contribute for a clearer and more accessible description of the lexical meaning of a word for a beginning reader, as well as reflect on the criteria that must be observed in the planning and the composition of an illustrated dictionary for children.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Letras (IL)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Linguística-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectDicionários ilustrados-
Palavras-chave: dc.subjectEnciclopédias e dicionários infanto-juvenis-
Palavras-chave: dc.subjectLéxico-
Título: dc.titleEstudo crítico da representação visual do léxico em dicionários infantis ilustrados-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.