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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Araújo, Ricardo | - |
Autor(es): dc.creator | Sobrinho, Luciana Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:43:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:43:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-11-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8303 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/915505 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2009. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação apresenta o poeta belga Henri Michaux, de modo a evidenciar que corpo é o ponto de partida e o meio pelo qual a escrita michaudiana se realiza. Portanto, selecionou-se os seguintes poemas, Os olhos, Magia, Circulando dentro do meu corpo e Movimentos, retirados de obras de períodos diferentes da vida desse poeta. Primeiramente, demostra-se a biografia do poeta, entretanto, não há interesse em resumir este trabalho em uma análise biográfica. E sim, provocar o leitor, fazendo que perceba Henri Michaux como um poeta que, de certa forma, desenvolveu sua escrita a partir da consciência de um corpo que experimenta. Assim, o autor por meio da sua experiência de vida prática e existencial criou uma escrita plena de imagens do corpo com o intuito de imprimir em si o mundo, revelando um corpo que sofre e descreve seus sofrimentos. Em seguida, realiza-se as análises dos poemas mencionados. Logo depois, conclui-se pelas análises e traduções que o poeta cria uma escrita singular e imagética em que a relação entre o espaço interno e externo é contraditória e complementar, pois a obra michaudiana mantém essa relação entre o poeta e a experimentação corporal de si mesmo para causar em seu leitor reações súbitas por meio da linguagem poética. Ao final, há as traduções dos poemas como uma forma de leitura complementar para melhor compreender as análises que as antecedem. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to present the Belgian poet Henri Michaux, by means of highlight the body as being the starting point and the way the writing of Michaux is performed. For that reason, there have been selected the following poems “ Les yeux”, “ Magie”, “ En circulant dans mon corps” and “Mouvements” These poems were taken from different periods of his life. Firstly, it explored Michaux‟s biography, but it did not mean to put these words shortened in a biographical analysis. However, it aimed to provoke the reader by making him understand Henri Michaux as a poet who developed somehow his writing from the conciousness of a body he experienced. This way, the writer created a style of writing full of body images, which printed on him the world he had around and revealed such a suffering body and all its descriptions at the moment he experienced his practical and existential life. Then, the poems above were analyzed. It was concluded from the analysis and translations of those poems that the writer forms a unique and imaginal writing where the relation between inside and outside spaces is contradictory and complementary. It is accordingly stated because Michaux‟s work keeps the relation between poet and self body experimentation just to make his readers having such sudden reactions through the poetic language. Finally, there are the translations of the poems as a complementary reading to better understand the precedent analysis. ______________________________________________________________________________ RÉSUMÉ | - |
Descrição: dc.description | Cette dissertation présente le poète belge Henri Michaux de manière à évider que le corps est le point de départ et le moyen pour lequel l‟écriture michaudienne se réalise. Alors, on a sélectionné les poèmes suivants « Les yeux », « Magie » « En circulant dans mon corps » et « Mouvements », retirés des oeuvres des périodes différentes de la vie de ce poète. Premièrement, on démontre la biographie du poète, cependant, il n'y a pas d'intérêt en résumer ce travail à une analyse biographique, mais de provoquer le lecteur en lui faisant apercevoir Henri Michaux comme un poète qui d'une certaine manière a développé son écriture à partir de la conscience d'un corps qui expérimente. Ainsi, parmi l'expérience de sa vie pratique et existentielle, l'auteur a crée une écriture pleine d'images du corps avec l'intention d'imprimer en soi le monde, en révélant un corps qui souffre et décrit ses souffrances. Ensuite, on analyse les poèmes mentionnés. Puis on conclut par les analyses et les traductions que le poète crée une écriture singulière et imagée donc la relation entre l'espace interne et externe est contradictoire et complémentaire, parce que l'oeuvre michaudienne maintient cette relation entre le poète et l'expérimentation corporelle de soi-même pour causer aux lecteurs des réactions subites travers le langage poétique. À la fin, il y a des traductions des poèmes comme une forme de lecture complémentaire pour mieux comprendre des analyses antérieures. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Michaux, Henri, 1899-1984 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação literária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo | - |
Título: dc.title | Imagens do corpo em Henri Michaux | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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